Projeto articula ações entre universidade e setores econômicos de Passo Fundo - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INOVAÇÃO Notícia da edição impressa de 24/11/2020. Alterada em 25/11 às 03h00min

Projeto articula ações entre universidade e setores econômicos de Passo Fundo

A pesquisa, a inovação e a tecnologia contribuem com projetos e ideias que beneficiem de alguma forma a sociedade. Isso está presente nas instituições de ensino superior, e na Universidade de Passo Fundo (UPF), um projeto de extensão articula ações entre a academia (mais especificamente os cursos da área de Informática da UPF), o mercado de trabalho e a comunidade regional, para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a fim de atender as necessidades da população.

 A FabSoft foi criada em 2017, e, desde então, têm auxiliado para a atração de novos estudantes, bem como na qualificação e na aproximação deles com o mercado de trabalho. No projeto, os acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Computação, além de estudantes da área de pós-graduação desenvolvem, sob a supervisão de professores colaboradores, pesquisas e aplicações de tecnologias para achar soluções que atendam a comunidade.

 De acordo com o coordenador da Fábrica, Jaqson Dalbosco, por ajudar a população regional e as matrizes produtivas locais, o projeto fomenta o crescimento econômico com a criação de novos produtos e serviços envolvendo software. A FabSoft têm atuado intensamente neste período de pandemia da Covid-19. Dentre as diversas ações, o projeto desenvolveu uma plataforma para monitoramento dos casos da Covid no município de Passo Fundo, utilizada pelo teleatendimento da UPF e pela secretaria de Saúde. Também contribuiu no desenvolvimento de um software para auxiliar secretarias de saúde na gestão de focos de casos da doença a partir de dados georreferenciados.

 Além disso, a Fábrica também realiza capacitações e cria soluções criativas e inovadoras junto às empresas, com captação de recursos para bolsas para os estudantes desenvolverem as soluções. Exemplo disso foi o trabalho conjunto com a empresa Metasig, que resultou no desenvolvimento do aplicativo iUnner, que consiste em uma plataforma digital voltada aos proprietários de imóveis, a qual permite o compartilhamento dos dados dos imóveis com várias imobiliárias ao mesmo tempo sem sair de casa.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300