Esteio aumenta a integração de dados sobre pacientes - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 23/11/2020. Alterada em 23/11 às 03h00min

Esteio aumenta a integração de dados sobre pacientes

A necessidade de usar papel para compartilhar as informações dos pacientes está diminuindo cada vez mais na rede pública de atendimento em saúde de Esteio. Após viabilizar o acesso ao sistema de prontuário eletrônico de forma integrada entre os serviços da secretaria municipal de Saúde (SMS), a interligação foi estendida, desde o segundo semestre de 2019, à Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, que gerencia o hospital e, agora, está chegando a instituições particulares contratadas pela prefeitura para prestação de serviços em diferentes especialidades.

A primeira das conveniadas a contar com o acesso ao sistema é a Clínica São Luis, de Sapucaia do Sul. Com isso, desde o início de novembro os profissionais de cardiologia e de pneumologia da empresa já conseguem visualizar, online e em tempo real, o histórico clínico dos pacientes, como consultas, exames, diagnósticos, medicamentos e procedimentos, direto na tela de seu computador, sem precisar de uma ficha física.

A ideia é possibilitar o acesso, em breve, na neurologia e na traumatologia. A medida dá mais agilidade e eficiência ao atendimento, uma vez que permite ver as informações e reduz, por exemplo, o risco de perda, duplicação de documentos ou solicitação de avaliações sem necessidade. Como a equipe da clínica também vai alimentar o sistema, a iniciativa melhora também as informações para os profissionais da rede de Esteio que darão sequência ao atendimento do paciente.

"Isso é muito bom sob o aspecto clínico, pois integramos as informações dos usuários em um único instrumento. No caso do hospital, por exemplo, é muito importante para nossos profissionais saber se a pessoa esteve no São Camilo e qual foi o atendimento realizado", explica a secretária de Saúde, Ana Boll.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300