Aulas de português são oferecidas a imigrantes em Caxias - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
EDUCAÇÃO Notícia da edição impressa de 20/11/2020. Alterada em 20/11 às 03h00min

Aulas de português são oferecidas a imigrantes em Caxias

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, vinculada à secretaria de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul e em parceria com o professor voluntário Otiniel Alves Borges, oferta aulas de Português para os imigrantes que vivem na cidade. As aulas acontecem no segundo piso do Centro Administrativo, em dois horários diferentes, um para imigrantes de língua espanhola e outro para imigrantes de língua francesa.

Em um segundo momento, as aulas passaram a ser ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste, onde há um grande número de atendimento a haitianos. Porém, devido a grande adesão dos usuários, o curso teve que voltar à prefeitura. Durante as aulas, o professor tem a disposição serviço de internet para a realização dos exercícios e a localização central se torna muito prática para o acesso dos imigrantes.

Há duas turmas que se alternam na quarta-feira no horário das 9h às 10h. Uma turma contempla os alunos iniciantes e, na outra semana, os alunos considerados avançados, totalizando 12 alunos atendidos. "Precisamos aumentar o número de turmas, pois a procura é grande, havendo fila de espera. Queremos reforçar o projeto para o ano que vem com mais professores e estamos abertos a parcerias com escolas de idiomas e universidades. O interesse deles em aprender e em falar por eles mesmos é grande, e nosso dever como Proteção Social é estimular, encorajar essa capacidade de desenvolvimento", informa a titular da Coordenadoria, Alessandra Pereira. Para a realização das aulas o distanciamento social é mantido, há a medição de temperatura na entrada do prédio e o uso de álcool é solicitado.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300