Caxias do Sul terá ônibus elétrico a partir de 2021 - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TRANSPORTE Notícia da edição impressa de 13/11/2020. Alterada em 13/11 às 03h00min

Caxias do Sul terá ônibus elétrico a partir de 2021

A prefeitura de Caxias do Sul está dando início a experimentação de ônibus elétricos no transporte coletivo urbano, em parceria com a Marcopolo Next. Inicialmente, está prevista a alocação de um veículo elétrico no primeiro semestre de 2021.

O Caxias Mobility Lab, projeto piloto para implementação de veículo elétrico movido à bateria, com carregamento por meio de plug-in, já está em desenvolvimento. A primeira etapa já foi finalizada, na construção do protótipo, que tem 12 metros de comprimento, propulsão elétrica e autonomia de 250 quilômetros. De acordo com o cronograma, o ônibus passará por testes em pista fechada a partir de dezembro e, em seguida, irá operar uma linha experimental entre Ana Rech e a área central, pelas ruas Pinheiro Machado, Feijó Júnior e Sinimbu, além da BR-116.

Além de serem sustentáveis, os ônibus elétricos têm suporte para medição de telemetria e sistema de controle, que serão instalados a fim de solidificar informações sobre o desempenho dos veículos em tempo real", explica o titular da secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior. Entre os benefícios, estão monitoramentos da utilização da carga, de payload e do torque de saída do motor, bem como índices de temperatura e umidade. 

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300