Universidade do Norte gaúcho trabalha para promover parcerias com empresas - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INOVAÇÃO Notícia da edição impressa de 12/11/2020. Alterada em 19/11 às 03h00min

Universidade do Norte gaúcho trabalha para promover parcerias com empresas

Para que a inovação seja uma realidade, é preciso que sejam criadas condições adequadas para tal e são muitos os casos de movimentos que buscam criar os chamados ecossistemas regionais de inovação. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Rede de Inovação Conecta, desenvolve um importante papel na região estabelecendo interação com empresas, transferindo tecnologia e fomentando o empreendedorismo.

O coordenador executivo da Rede de Inovação Conecta UPF, Giezi Schneider, aponta que um ecossistema consiste em um conjunto de fatores e integrantes que interagem e convergem para promover a inovação, especialmente por meio de processos de cooperação e colaboração. Isso pode envolver tanto estruturas físicas como parques tecnológicos, incubadoras, coworkings, laboratórios que atuam de forma integrada com empresas, em um ambiente que contempla aspectos favoráveis de legislação, governança e articulação para que a inovação seja evidenciada.

"A rede de inovação da universidade pode ser considerada um ecossistema de inovação em nível institucional, uma vez que congrega vários elementos fundamentais para que isso ocorra. No entanto, ela deve atuar de forma integrada com a região, colaborando para a criação e consolidação do ecossistema regional, no qual diversos outros atores interagem e desenvolvem ações da mesma natureza", explica.

A UPF, como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do norte do Rio Grande Do Sul, está amplamente engajada com o governo do estado e se consolida como uma instituição chave para a consolidação do ecossistema de inovação na Região Norte. "Fizemos parte de um grande projeto que envolve todo o estado, e colocamos à disposição da região a experiência e os resultados alcançados em tantos anos de atividades de promoção da inovação. Então dificilmente teríamos inovação no norte do RS sem a presença e participação efetiva da UPF", destaca o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Antônio Thomé.

Em virtude da maturidade das atividades pró-inovação desenvolvidas na UPF desde 2009, nesse momento a instituição tem papel chave na estruturação desse ecossistema. "Participamos ativamente de processos coletivos em favor da promoção da inovação, como é o caso do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Passo Fundo e a articulação do Programa Inova RS, tanto em nível local como estadual", informa Giezi.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300