São Borja volta a se preocupar com o aumento de casos de dengue - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 11/11/2020. Alterada em 11/11 às 03h00min

São Borja volta a se preocupar com o aumento de casos de dengue

Com 651 confirmações, receio é com a chegada dos meses de calor

Com 651 confirmações, receio é com a chegada dos meses de calor


/JANUNE TOMBERG/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Em videoconferência, a secretaria Estadual da Saúde (SES) reuniu as pastas municipais das cidades gaúchas para lançar alerta em relação à proliferação do mosquito. A veterinária Janaína Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde de São Borja, ressalta que normalmente a partir de março é que começa ocorrer os casos em pessoas.

São Borja tem contabilizados, até o mês de novembro, 651 focos do Aedes. Janaína chama a atenção que em municípios próximos, como São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Cerro Largo, já iniciou ocorrer casos de pessoas doentes. Isso mobiliza as autoridades a tomar providências antecipadamente ao verão. Também existe preocupação com regiões de fronteira em território argentino. "A partir de novembro, dezembro, contudo, as temperaturas aumentam muito e, associadas a precipitações pluviométricas, há o risco de o problema se agravar", alerta a veterinária.

A recomendação é para que as pessoas nas residências, estabelecimentos empresariais e terrenos baldios eliminem todos os depósito de água parada ou que possam virar criadouros de mosquito. Segue a preocupação com o lixo que é descartado em áreas proibidas. Equipes da prefeitura têm feito limpeza, mas, dias novamente a população deposita o lixo nestas áreas.

A solicitação do Serviço de Vigilância em Saúde é que pneus em desuso sejam levados ao depósito instalado no antigo Hospital São Francisco. Os pneus inservíveis vão para a cidade de Faxinal do Soturno onde feita a trituração dos mesmos. A secretaria de Saúde alerta que a comunidade São-borjense, também colabore para a não proliferação do mosquito.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300