Esteio decide não retomar aulas na rede pública até 2021 - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
EDUCAÇÃO Notícia da edição impressa de 03/11/2020. Alterada em 03/11 às 03h00min

Esteio decide não retomar aulas na rede pública até 2021

A prorrogação da suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de dezembro nas instituições de ensino da rede municipal pública de Esteio, em função da pandemia, foi publicada em decreto editado pela prefeitura. Outra determinação que o texto traz é a possibilidade de abertura de Salas de Inovação e de laboratórios de informática nas escolas para que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Programa Horizontes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com dificuldades para acessar a internet possam fazer as atividades online propostas.

As tarefas a distância realizadas desde maio com os estudantes terão sequência. Elas são obrigatórias para os alunos do Ensino Fundamental e de adesão facultativa no caso da Educação Infantil. O conteúdo é oportunizado de duas maneiras diferentes. O material pode ser baixado nos meios digitais disponibilizados pelas escolas e entregar as tarefas pela mesma plataforma. Quem não tem acesso à internet deve buscar os conteúdos impressos na escola onde estuda. A cada semana, o aluno busca novas tarefas e entrega as que retirou na semana anterior.

O decreto traz uma novidade para os alunos do 9º ano, última série do Ensino Fundamental, do Programa Horizontes (projeto de redução da distorção idade-série) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas onde eles estão matriculados poderão oferecer aos estudantes a possibilidade de utilizar os computadores disponíveis para participar das aulas remotas, se conectar com os professores ou realizar as demais atividades online.

A adesão pela instituição de ensino não é obrigatória. Cada uma terá autonomia para avaliar e decidir se há possibilidade e segurança sanitária para a realização da iniciativa. Em caso positivo, será necessário observar a adoção dos protocolos contra a Covid-19, como a higienização dos espaços e equipamentos, organizar os horários cuidando para não ultrapassar o limite máximo de ocupação da sala, o distanciamento entre os alunos, entre outros. Os professores, por sua vez, permanecerão trabalhando de suas residências.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300