Hospital de Caxias do Sul faz implante inovador via SUS - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 03/11/2020. Alterada em 04/11 às 03h00min

Hospital de Caxias do Sul faz implante inovador via SUS

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul realizou um procedimento considerado inovador ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região, o implante de válvula aórtica cardíaca biológica por cateter. Geralmente implantada através de punção na virilha do paciente, a operação dispensa a necessidade de cortes profundos, anestesia geral e da circulação extracorpórea, conforme afirma o cardiologista intervencionista do Serviço de Cardiologia do HG Ramiro Caldas Degrazia. O procedimento torna-se menos invasivo, oferece menor risco e favorece a recuperação.

O médico explica que a forma de tratamento já é disponibilizada na região há pelo menos seis anos, mas não com cobertura via SUS. "Considerando seu alto custo e a partir da seleção criteriosa dos pacientes por parte dos especialistas, conseguimos no hospital, através de parcerias, disponibilizar a possibilidade a alguns pacientes que precisavam da intervenção", disse.

O profissional destaca a exclusividade do formato da iniciativa em harmonia entre o hospital e a secretaria municipal. "O tratamento das patologias da válvula cardíaca aórtica, historicamente, em sua maioria era manejado através de cirurgia, mas, com o advento de novos dispositivos desenvolvidos, podemos hoje tratar alguns casos sem a necessidade de cirurgia", pontua.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300