Cerca de 90% das obras da segunda etapa da construção da Casa da Cultura de Flores da Cunha já foram executadas. No momento estão sendo realizadas revestimentos externos e instalações elétricas, com conclusão prevista para novembro. O investimento desta etapa é de R$ 1.3 milhão, captados através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado.
A conclusão desta segunda etapa dará condições de uso do setor administrativo de educação e cultura, das salas multiuso para oficinas de talian, música instrumental e erudita, dança, teatro, artesanato, canto coral, sede da Biblioteca Pública Municipal Érico Verissimo, bem como valorizar os bens e manifestações culturais locais e a economia criativa. Para terceira etapa está previsto a execução do auditório.
A casa da cultura Flávio Luis Ferarini terá três pavimentos, sendo que o primeiro abrigará um hall com espaços para exposições, recepção e a nova biblioteca pública. A parte de trás no andar térreo terá um auditório para 330 pessoas, além de bilheteria, banheiros, copa e camarins. No segundo piso vão ficar as salas multiuso, e no terceiro pavimento, locais para ensaios e reuniões. Também no pátio será construído o estacionamento e uma área de lazer.