Família de tucanos gera mudança na rede elétrica de Santa Cruz do Sul - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 27/10/2020. Alterada em 27/10 às 03h00min

Família de tucanos gera mudança na rede elétrica de Santa Cruz do Sul

Técnicos da concessionária de energia RGE adaptaram uma estrutura em um poste para manter a salvos um tucano e seu filhote, animais silvestres, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O caso ocorreu durante uma manutenção preventiva em estruturas da rede de energia elétrica, localizadas nas ruas Rio Branco e Bento Gonçalves.

As equipes faziam a substituição de três postes de madeira, necessária para a garantia da continuação sem riscos ao abastecimento dos clientes. Ao preparar a obra, os técnicos identificaram um tucano alimentando o filhote em um buraco feito na estrutura. Com isso, foi realizada uma adaptação ao poste novo, com estrutura de concreto. Um pedaço do poste antigo, onde estava localizado o ninho, foi fixado na nova estrutura, possibilitando a permanência e a proteção dos animais silvestres.

O técnico de Redes da Distribuição da RGE, Joilson Brites Antunes, conta que foi acionado pelos colegas que faziam a obra e foram surpreendidos pela presença dos animais. "Ao preparar a obra, a equipe se deparou com os animais. O tucano estava alimentando o filhote. Autorizamos a adaptação para que pudessem permanecer ali", comenta Antunes.

A troca do poste era necessária por questão de segurança. Os técnicos tomaram todos os cuidados possíveis para não perturbar os animais. O poste de concreto já está no local, com o abrigo às aves fixado em uma altura segura. Além disso, a vegetação do entorno do poste também foi podada, seguindo normas ambientais e de segurança.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300