Saldo de empregos tem ligeira melhora em agosto em cidades da serra gaúcha - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TRABALHO Notícia da edição impressa de 26/10/2020. Alterada em 26/10 às 03h00min

Saldo de empregos tem ligeira melhora em agosto em cidades da serra gaúcha

Vagas com carteira assinada tiveram o primeiro resultado positivo

Vagas com carteira assinada tiveram o primeiro resultado positivo


/RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para a base territorial do Sindilojas Caxias, agosto foi o primeiro mês desde o início da pandemia em que o número de contratações com carteira assinada foi superior às demissões no comércio varejista da região. O recorte feito pela Assessoria Econômica da Fecomércio-RS contempla o varejo, com exceção de gêneros alimentícios, para os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

Embora o resultado seja positivo, a geração de 56 postos de trabalho formais em agosto é ainda muito pequena diante das perdas que ocorreram com a pandemia do Covid-19. No acumulado do ano foram 1.155 postos de trabalho formais perdidos no varejo da região. Os dados apenas para a cidade de Caxias do Sul registram 1.184 postos perdidos nesse período.

"O cenário segue desafiador. Porém, para nós, comerciantes, esses dados indicam a importância de manter as portas abertas para que a retomada possa continuar ganhando força. São quase três meses de bandeira laranja e atendimento presencial aos nossos clientes", analisa a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.

A presidente ressalta, ainda, que a proximidade da Black Friday e do Natal também motiva a necessidade de contratação, o que aponta para uma reação do comércio mesmo diante do cenário de incertezas enfrentado em 2020. "Uma parte dos comerciantes que precisou demitir vai precisar contratar para recompor e preparar as equipes para as vendas do final do ano", complementou a presidente da entidade.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300