Ensino infantil é retomado de forma presencial em Estrela - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
EDUCAÇÃO Notícia da edição impressa de 21/10/2020. Alterada em 21/10 às 03h00min

Ensino infantil é retomado de forma presencial em Estrela

Projeção da secretaria de Educação do município é de que 60% das crianças vão retomar as atividades

Projeção da secretaria de Educação do município é de que 60% das crianças vão retomar as atividades


/RODRIGO ANGELI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O retorno programado e gradual das aulas presenciais na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Estrela teve início nesta terça-feira. Num primeiro momento, a volta ocorreu pelas turmas da pré-escola, que compreende as crianças entre 4 e 6 anos. A projeção da secretaria municipal de Educação é de que 60% das mais de 600 crianças matriculadas nesta área retornem às atividades nestes primeiros dias. O atendimento não presencial segue sendo realizado.

O retorno ocorreu de acordo com as restrições protocolares, determinados nos decretos estaduais que devem ser seguidos pelos municípios. Entre estes o atendimento de no máximo 50% da capacidade da turma, impedindo neste primeiro momento o atendimento integral. Com isso a família precisou optar pela parte da manhã, das 7h às 12h, ou à tarde, das 13h às 18h. Os pais que optaram por não enviar o(s) filho(s) de volta às aulas presenciais continuam a receber as atividades de forma física e/ou plataforma.

Por enquanto não será servido almoço na escola, mas apenas lanches pela manhã e à tarde, somando três refeições em cada turno. Neste período de tempo, antes dedicado à principal refeição nas escolas, será feita a higienização dos espaços, brinquedos e materiais. Tapetes higienizadores estão à disposição e é realizada e aferição da temperatura das crianças, professores e funcionários. Uma série de medidas extras foram tomadas. Também foram realizados testes prévios dos professores, sendo que aqueles que testaram positivo ou apresentaram sintomas foram afastados do atendimento nas escolas.

Para as crianças de 0 a 3 anos, o retorno às aulas presenciais segue indefinido, devido os protocolos sanitários exigidos para esta faixa etária. Os professores, por exemplo, estão impedidos de pegarem no colo crianças que estiverem chorando, e as crianças devem manter distanciamento de dois metros entre elas.

Também não podem trocar de brinquedos ou ocuparem o mesmo espaço antes de uma higienização do local. No Ensino Fundamental, o município também adotará o protocolo do Estado, com retorno dos anos finais previsto para o dia 28 de outubro e anos iniciais devem voltar às aulas em 12 de novembro.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300