Leite apresenta reforma tributária a prefeitos em Santa Cruz do Sul - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TRIBUTOS Notícia da edição impressa de 10/09/2020. Alterada em 10/09 às 03h00min

Leite apresenta reforma tributária a prefeitos em Santa Cruz do Sul

Governador se reuniu com lideranças do Vale do Rio Pardo para buscar apoio em prol do projeto de revisão

Governador se reuniu com lideranças do Vale do Rio Pardo para buscar apoio em prol do projeto de revisão


/GUSTAVO MANSUR/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Prefeitos e secretários integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) acompanharam, nesta quarta-feira, a visita do governador Eduardo Leite à Santa Cruz do Sul. No encontro, realizado na sede da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), Leite apresentou aos líderes municipais, regionais, empresários e convidados, a proposta de reforma tributária do Estado encaminhada à Assembleia Legislativa.

Na explicação, o governador ressaltou os motivos que levaram o Estado a propor uma reforma no sistema tributário gaúcho, e desfez supostos mitos que foram criados em torno das medidas, além de fazer esclarecimentos e buscar sugestões. Dentre as ponderações, o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares, parabenizou o debate sobre o assunto. "Reconheço o esforço que o governo do Estado vem fazendo para discutir essa questão pertinente para nós, gaúchos. Neste momento, não existe margem para recuo de arrecadação do Estado, pois temos a visão muito clara que, se isso acontecer, o Rio Grande do Sul entrará em colapso", salientou Cássio.

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, sugeriu uma alteração nas medidas propostas pelo Estado. "Já existe um debate muito forte sobre a questão envolvendo o IPVA e a mudança de isenção de 20 para 40 anos dos veículos. Contudo, acho que seria mais conveniente vincular um percentual dessa arrecadação a mais para manutenção das estradas vicinais por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o Daer."

Eduardo Leite, por sua vez, reconheceu a necessidade do Estado estar mais presente na manutenção das estradas, no entanto ressaltou a dificuldade de vincular o IPVA a esse serviço. Por fim, revelou que programas devem ser criados pelo governo para auxiliar municípios nesse sentido.

O governador tem percorrido as regiões do Estado para apresentar o modelo de reforma. A ideia de Leite é ter as novas normas em vigor já no ano que vem.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300