Inaugurado, presídio de Sapucaia do Sul começa a ser ocupado - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SEGURANÇA Notícia da edição impressa de 01/09/2020. Alterada em 01/09 às 03h00min

Inaugurado, presídio de Sapucaia do Sul começa a ser ocupado

Detentos que foram encaminhados para a nova casa prisional passarão por quarentena obrigatória

Detentos que foram encaminhados para a nova casa prisional passarão por quarentena obrigatória


/FELIPE DALLA VALLE/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Logo após a inauguração, realizada no fim da semana passada, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul começou a receber presos. Todos cumprirão quarentena obrigatória, devido à pandemia de coronavírus. "Tudo tem corrido da forma que foi estabelecido pelo nosso plano de ocupação", afirma Rita Leonardi, escolhida para dirigir a nova casa.

No fim de semana foram recebidos os presos já com condenação, oriundos do complexo da Pecan, em Canoas, com perfil para exercer atividade laboral interna (cozinha e limpeza, por exemplo). Até então, eram conduzidos diariamente para fazerem limpeza, manutenção e prepararem a alimentação dos servidores, entre outras atividades. No fim do expediente, retornavam ao complexo. Alguns deles foram selecionados e aceitaram a transferência definitiva para a Pess, onde seguem a exercer essas atividades.

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli tem mantido contato permanente com a equipe responsável pela administração da nova casa prisional. "Estamos bastante satisfeitos com o andamento do processo de ocupação de Sapucaia. A própria opção por uma técnica com formação e conhecimento sobre tratamento penal indica nossa intenção de já olhar para o futuro, para o pós-pandemia", explica Faccioli.

Ainda de acordo com o secretário, o plano de migração contará com parceria de prefeituras e empresas privadas, voltadas ao estímulo ao trabalho prisional. Em um primeiro momento, devido à necessidade de criação de centrais regionais de triagem e isolamento nos estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana, a casa prisional será utilizada como uma central de triagem, vinculada à área de competência da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e Litoral Norte.

A construção da penitenciária foi possibilitada a partir da troca do terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar, na esquina entre as avenidas Ipiranga e Silva Só, em Porto Alegre. A casa penitenciária foi a terceira viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Rio Grande do Sul, por meio de permuta. Juntamente com o de Bento Gonçalves, que também foi entregue, já são mais de 1.000 vagas novas.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300