Porto Alegre, terça-feira, 18 de agosto de 2020.
Dia do Estagiário.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
terça-feira, 18 de agosto de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

TURISMO

Notícia da edição impressa de 18/08/2020. Alterada em 18/08 às 17h38min

Canela ganhará atração turística, com investimento de R$ 30 milhões

Primeira parte da montagem da plataforma, que terá 35 metros de comprimento, foi concluída ontem

Primeira parte da montagem da plataforma, que terá 35 metros de comprimento, foi concluída ontem


/DUDA IDALINO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A serra gaúcha vai ganhar até o final de 2020 uma inédita atração. Com natureza exuberante, o Parque da Ferradura, em Canela, foi o local escolhido para receber o investimento de R$ 30 milhões. A plataforma estaiada de aço e vidro avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura, oferecendo uma vista de tirar o fôlego do Rio Caí a 360 metros de altura.
Além do comprimento imponente da plataforma, que faz da Skyglass Canela a maior do mundo, o empreendimento inova ao apresentar duas formas de contemplação da natureza. O visitante pode apreciar a paisagem caminhando por cima do vidro ou andar por baixo da plataforma num monotrilho. O brinquedo vai oferecer 10 cadeiras suspensas. Tudo com acessibilidade total aos visitantes. "É um projeto único na América Latina e com modelo inédito em nível mundial. Será algo maravilhoso. Chegamos para agregar ao turismo regional e vamos fazer história. O turismo gaúcho terá um antes e um depois com esse projeto", afirma o gerente do parque, Fabrício Medeiros.
Nesta segunda-feira, foi concluída a primeira parte da montagem da estrutura em aço. Depois, será instalada a grade-piso e até o final de setembro colocado o piso de vidro. Conforme Medeiros, o peso total da plataforma alcança 226 toneladas. "Até o final do ano, nós vamos inaugurar e ter a maior plataforma de vidro, com contemplação dupla, na cidade de Canela", prevê o gerente.
O empreendimento ainda preza pela preservação do meio ambiente e possuirá estação de tratamento de esgoto modelo, com 98% de pureza da água na saída do processo para utilização nos sistemas de irrigação. Todas as pedras e terras escavadas permaneceram no local, sendo reaproveitadas na própria obra. O alicerce do novo mirante foi erguido com o mínimo de impacto possível na vegetação.
Com capacidade para receber 3.000 pessoas por dia, o parque vai oferecer completa infraestrutura para o visitante contemplar a natureza de forma responsável. O atrativo contará com praça de alimentação, lojas, estacionamento e o também inédito Memorial do Ferro de Passar, que vai reunir um acervo aproximado de 300 peças. Para valorizar a fauna silvestre existente no local, a direção vai lançar um exclusivo aplicativo de educação ambiental.
Em dois anos de estudos para execução do projeto, a Skyglass Canela procurou agregar tecnologia e sustentabilidade ao Parque da Ferradura, que fica a aproximadamente 14 quilômetros do Centro de Canela. "Usamos a tecnologia em favor da sustentabilidade e do meio ambiente. Com a valorização da fauna e da flora, valorizamos a natureza maravilhosa do Vale da Ferradura", conclui Medeiros.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2020