Iniciam as obras para reforma do calçadão de Venâncio Aires - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 22/07/2020. Alterada em 22/07 às 03h00min

Iniciam as obras para reforma do calçadão de Venâncio Aires

Investimento foi feito por proprietários dos imóveis da região central da cidade, com auxílio da prefeitura

Investimento foi feito por proprietários dos imóveis da região central da cidade, com auxílio da prefeitura


/CAMILA SEHN/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Quem circulou pelo centro de Venâncio Aires na terça-feira notou uma movimentação de máquinas trabalhando. Isso porque teve início a revitalização do calçadão. A obra, que será realizada na rua Osvaldo Aranha, entre as quadras das ruas General Osório e Jacob Becker, saiu do papel após debates e discussões que alinharam o projeto entre poder público ,empresários e comunidade.

Na primeira etapa dos trabalhos é realizada a retirada da calçada e da mureta, para após engenheiros e fiscais da Prefeitura analisarem o local. Com prazo estipulado de 90 dias, dependendo das condições climáticas e outros contratempos, a revitalização será realizada pela empresa Klaus Urbanização, de Venâncio, e o valor da obra que será custeada pelos 18 proprietários dos imóveis custará R$ 134.116,85 e terá contrapartida da prefeitura, com mão de obra e materiais.

Por parte dos proprietários será realizada a retirada do piso existente, a colocação de piso tátil, rebaixo de calçada - acesso cadeirante, bancos de madeira e concreto, lixeiras, postes decorativos para luminária, entre outros serviços. Já pela mão de obra do Executivo engloba as demolições e retirada da mureta, retirada de entulhos e raízes, assentamento do meio fio, reassentamento e assentamento de novos paralelepípedos, instalação de postes, pó de brita, máquinas, escavação, entre outros materiais.

De acordo com a arquiteta Simone Becker Rech, a intervenção no Largo do Chimarrão tem como objetivo principal a melhoria imediata do passeio público, mesmo que de forma parcial, o alvo está em criar um espaço convidativo e agradável ao pedestre. "Trata-se de um projeto objetivo, prático e funcional", avaliou.

A via da Osvaldo Aranha será aumentada, de maneira que a pista possa comportar a passagem de dois veículos simultaneamente. Com a obra, será possível melhorar a qualidade do passeio para o usuário do calçadão. Além disso, pelo projeto estão previstas 12 vagas de estacionamento, inclusive vagas especiais. "O resultado que esperamos tem ligação com o sentimento de bem-estar nos pedestres. Todos esses itens foram pensados e se reúnem no projeto de maneira a atrair a atenção e oferecer ao cidadão um ambiente prestigiado, harmônico e simpático", concluiu Rech.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300