Teutônia pode receber novo empreendimento do Minha Casa Minha Vida - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
HABITAÇÃO Notícia da edição impressa de 10/07/2020. Alterada em 13/07 às 13h39min

Teutônia pode receber novo empreendimento do Minha Casa Minha Vida

Moradias devem ser oferecidas para a faixa 2 do programa na cidade

Moradias devem ser oferecidas para a faixa 2 do programa na cidade


/Fredy Veira/ARQUIVO/CIDADES
A habitação foi pauta de reunião entre a Prefeitura de Teutônia e a gerência local da Caixa Econômica Federal. O objetivo do encontro foi conhecer os projetos que o governo federal disponibiliza através do banco para a área. Na ocasião, foi sinalizada uma parceria para a faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida.
O município tem buscado projetos na área de habitação, especialmente para a população enquadrada na faixa 1, de famílias com renda de até R$ 1.800,00 mensais. No entanto, até o momento não houve sinalização de liberação de recursos para este público. Durante a reunião, o gerente da Caixa Econômica Federal de Teutônia, Fernando Forneck, colocou que, no momento, há projetos de habitação para faixa 2, destinada a famílias com renda de até R$ 4.000,00. Conforme a secretaria de Assistência Social e Habitação, este projeto contemplaria uma parcela importante das aproximadamente 400 famílias inscritas na pasta e que desejam a moradia própria.
Com uma possível parceria, a prefeitura disponibilizaria a área de terras e a infraestrutura, como calçamento, água, energia elétrica e sistema de escoamento pluvial. A pré-seleção das famílias seria feita pela secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal da Habitação, mas a seleção final ficaria a cargo do banco após a análise da renda, uma vez que o financiamento é apurado pelo custo da obra.
Atualmente, o município dispõe de áreas nos bairros Alesgut, Boa Vista e Canabarro para possível aplicação destes projetos. Diferente da faixa 1, quando as residências seguem modelo padrão, pela faixa 2 cada cidadão encaminha o seu projeto de moradia.
Segundo o prefeito, Jonatan Brönstrup, a habitação tem sido uma das áreas de atenção do município para melhorar as condições de moradia da população. "Estamos na busca constante de formas de facilitar o acesso à moradia própria paras as famílias que necessitam. Infelizmente hoje não contamos com recursos federais destinados à moradia popular. Mas, com esta possibilidade sinalizada pela Caixa, se abre a possibilidade de atender parte da demanda da habitação no nosso município", enaltece.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300