OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CLIMA Notícia da edição impressa de 26 de Junho de 2020.

Volume de chuva está acima do normal no mês em Pelotas

A prefeitura de Pelotas tem feito o monitorando dos reflexos da chuva, tanto na cidade como na zona rural. Embora fortes e com períodos de descargas elétricas, as precipitações não provocaram emergências durante a quarta e quinta-feira na cidade.

A prefeitura de Pelotas tem feito o monitorando dos reflexos da chuva, tanto na cidade como na zona rural. Embora fortes e com períodos de descargas elétricas, as precipitações não provocaram emergências durante a quarta e quinta-feira na cidade.

 De acordo com a Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), às 9h de quinta-feira registrava 32,8 milímetros de chuva nas últimas 12h. "As precipitações de junho estão acima da média mensal, mas não são suficientes para normalizar a defasagem do primeiro semestre do ano", observa o coordenador da Defesa Civil em Pelotas, Paulo Darci dos Santos.

 O pluviômetro monitorado pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), localizado na avenida Bento Gonçalves, acusou a precipitação de 28 milímetros naquela área. As chuvas de junho, somadas, atingiram 208 milímetros até esta quinta-feira. A média mensal, informada pelo Cemaden, é de aproximadamente 124 milímetros.

 As chuvas desta semana elevaram o nível da barragem Santa Bárbara e aliviaram o cenário de estiagem no principal reservatório da cidade. A medição na manhã de quinta-feira acusava 2,06 metros abaixo do nível normal, enquanto que, na leitura anterior, a marca estava em 2,10 metros. No período crítico da seca, com pico em 11 de junho, o Sanep chegou a trabalhar com a estatística de mil milímetros de defasagem de chuvas, a contar de dezembro de 2019, e a barragem atingiu 4,40 metros abaixo do normal.

 Além do monitoramento, todas as casas de bombas mantinham funcionamento normal, com as equipes atuando na retirada do lixo proveniente do sistema de macrodrenagem acumulado nas grades. A ação tem a finalidade de evitar danos mecânicos ao sistema.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br