Setor pesqueiro de Rio Grande recebe orientações de saúde - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PESCA Notícia da edição impressa de 24/06/2020. Alterada em 24/06 às 03h00min

Setor pesqueiro de Rio Grande recebe orientações de saúde

Um dos resultados do grupo de trabalho, criado para analisar os impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19 na atividade pesqueira no município do Rio Grande, foi a assinatura de um decreto pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer. O documento define protocolos de prevenção ao novo coronavírus a serem cumpridos pelas embarcações da pesca marítima que utilizam a cidade rio-grandina como local de desembarque ou atracação, bem como pelas indústrias de entrepostos de pescado existentes no município.

 Um dos artigos previstos no documento estabelece que "cada empreendimento deverá criar e divulgar protocolos para identificação e afastamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus antes de ingressar no ambiente de trabalho e criar plano de contingência".

 Para o secretário de Pesca município, Ederson Silva, o decreto é um passo importante, pois não há um regramento estadual ou federal em relação à atividade, durante a pandemia da Covid-19. Esses protocolos, na avaliação do secretário, "visam proteger o setor e dar, minimamente, condições para que o setor continue funcionando, desde que as empresas e as embarcações cumpram esses protocolos."

 Ederson destaca que o conteúdo do decreto já foi tema de uma reunião com a direção do Sindicato dos Armadores e o prefeito, no início deste mês. "O Grupo de Trabalho encaminhou a necessidade dos protocolos e a discussão deles se deu com a participação de técnicos da prefeitura, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e demais representantes do setor", afirma. O sindicato deve fazer uma reunião ainda esta semana para avaliar as medidas.

Comentários CORRIGIR TEXTO

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300