Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 23/06/2020. Alterada em 23/06 às 03h00min

Idosos são retirados de asilo com surto de Covid-19 em Esteio e levados a alojamento

A prefeitura de Esteio fez o deslocamento de 10 residentes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) particular no fim de semana. O destino foi o Centro de Cuidados contra o Coronavírus, montado no alojamento do Parque de Exposições Assis Brasil. A ação foi realizada de forma conjunta entre secretarias do município. A medida foi tomada após a autuação e interdição parcial da instituição pela prefeitura, no dia 10 de junho.

 Localizada no Bairro Três Marias, o local é foco de um surto de coronavírus. Até agora, estão confirmados quatro óbitos por Covid-19 entre os usuários da instituição. Outros nove idosos do lar geriátrico estão internados no Hospital São Camilo, sendo que sete têm diagnóstico de coronavírus confirmado.

Esse cenário levou a prefeitura a apresentar à direção da instituição um auto de infração por descumprimento do local, por não observação de plano de contingência, sem emissão de multa. O objetivo, agora, com a interdição parcial é reorganizar os protocolos de prevenção e evitar o prolongamento do surto.

 Anunciado em maio, o centro para acolhimento de idosos foi montado no Parque Assis Brasil a partir de cedência do espaço do alojamento, sem custo, pelo governo do Estado. Em princípio, a ideia era utilizá-lo para receber idosos de instituições de longa permanência e em situação de vulnerabilidade social do município com suspeita de Covid-19. A estimativa é que eles permaneçam 14 dias no centro de cuidados. Eles ficarão isolados e se comunicarão com as famílias por videochamadas, que serão organizadas pela equipe de cuidadores. O Lar Betel, instituição especializada no cuidado de idosos, foi contratado para prestar os serviços de higiene, alimentação e supervisão.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300