OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 19 de Junho de 2020.

Secretaria de Saúde cria protocolo para uso de remédios contra a Covid-19 em Lajeado

Documento deixa claro que uso deve ser uma opção para médicos e pacientes

Documento deixa claro que uso deve ser uma opção para médicos e pacientes


CLAUDIO FACHEL/PALÁCIO PIRATINI/ARQUIVO/CIDADES
A secretaria da Saúde de Lajeado apresentou a médicos da rede municipal de saúde o protocolo de uso de medicamentos contra a Covid-19, que será oferecido aos pacientes em tratamento na cidade. No encontro, os cerca de 30 profissionais conheceram o protocolo e receberam orientações e informações sobre os procedimentos.
A secretaria da Saúde de Lajeado apresentou a médicos da rede municipal de saúde o protocolo de uso de medicamentos contra a Covid-19, que será oferecido aos pacientes em tratamento na cidade. No encontro, os cerca de 30 profissionais conheceram o protocolo e receberam orientações e informações sobre os procedimentos.
O protocolo é um documento com orientações sobre a doença, sintomas, uso dos medicamentos em cada fase, exames necessários se for o caso, entre outras. O documento não obriga os médicos a aderirem, ou seja, os médicos têm liberdade para decidir ou não pelo seu uso em conjunto com o paciente, assim como os pacientes podem optar por não usar a medicação, se julgarem mais adequado.
A proposta trata da utilização de um conjunto de medicações no tratamento de fases iniciais da doença, e foi elaborado por um grupo de 21 médicos de Lajeado e da região. Baseado em estudos científicos e em experiências efetivas que já aconteceram em outras regiões do país, o protocolo consiste em um kit de medicamentos que serão disponibilizados gratuitamente na Farmácia-Escola. O kit será composto por quatro medicamentos de uso específico para a Covid-19 (cloroquina/hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e zinco), e também fazem parte do protocolo medicamentos de apoio para o tratamento de complicações, quando for o caso.
Na prática, o uso será recomendado para pacientes que procurarem os serviços de saúde da rede pública em fase inicial da doença (até o quinto dia após a contaminação), com indicação para as seguintes situações: pacientes com mais de 60 anos e sintomáticos, pacientes com menos de 60 anos sintomáticos com fatores de risco (cardiopatas, diabéticos, obesos e com doenças pulmonares crônicas), e pacientes com menos de 60 anos de idade, sem comorbidades, mas com sintomas iniciais que indiquem gravidade da doença (decorrente de possível carga viral elevada).
"Estudos mais recentes indicam que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são eficazes nas fases mais graves da doença, mas há protocolos em estados como o Pará que têm conseguido reduzir os índices de replicação viral quando usam esta medicação nas fases iniciais da doença. Não queremos criar polêmica, mas sim oferecer uma alternativa para o médico e para o paciente que desejarem", explica o médico pneumologista Cláudio Klein.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br