Adultos com 25 a 44 anos predominam entre turistas de Gramado - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TURISMO Notícia da edição impressa de 17/06/2020. Alterada em 17/06 às 14h26min

Adultos com 25 a 44 anos predominam entre turistas de Gramado

Levantamento foi feito durante o feriadão de Corpus Christi na cidade

Levantamento foi feito durante o feriadão de Corpus Christi na cidade


/FERNANDA FAUTH/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A secretaria municipal de Turismo, através da Central de Informações Turísticas de Gramado, apresentou dados e o perfil dos viajantes que estiveram por Gramado durante o feriado de Corpus Christi e no fim de semana de Dia dos Namorados. Conforme as estimativas, todos visitantes que chegaram na cidade não adquiriram pacotes turísticos, e 88% vieram com o próprio carro. Foi possível ver uma boa movimentação de pessoas no município, em razão das duas datas e pelo fato da reabertura de atrações turísticas, assim como da rede hoteleira.
Pelo levantamento realizado com os turistas, 43% dos visitantes eram gaúchos; 36%, catarinenses; 9%, paranaenses; e 7%, paulistas. A grande maioria (84%) ficou hospedada nos hotéis da cidade, com tempo de estadia por três ou quatro dias (58%). Liberados recentemente, os imóveis alugados por temporada foram a preferência de apenas 3% dos visitantes pesquisados, enquanto a ocupação da rede hoteleira aberta ficou em 53,7% dos quartos disponíveis para a data.
O perfil também levou em conta o tipo de viagem que foi feita à cidade. Cerca de 60% dos visitantes eram casais, enquanto 16% levaram a família junto com os filhos para o passeio na serra gaúcha. Um dado chamou a atenção na pesquisa; oito em cada 10 pesquisados tinham idade entre 25 e 44 anos, ou seja, pessoas mais jovens e que não se incluiriam no grupo de risco da Covid-19.
O secretário de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, comentou sobre o uso de máscaras na cidade, que foi rejeitada por parte dos turistas durante o feriadão e gerou certo incômodo. "Na retomada, queremos em Gramado o público que se identifica com a nossa proposta de turismo responsável. A cidade está à disposição para quem respeita o uso de máscaras e preza pelos cuidados de saúde. Essa é a nossa condição", afirma, complementando. "Entrar e caminhar na cidade de Gramado sem usar máscara tem sido visto como desrespeito e hostilidade à população da cidade. Dessa forma, se alguém for abordado na rua com um pedido para que coloque a máscara, deverá fazê-lo como sinal de respeito", comenta o secretário.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300