OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 16 de Junho de 2020.

Bandeira vermelha é ratificada pelo prefeito de Santa Maria

A região de Santa Maria passou a ser bandeira vermelha nos cálculos do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado para o combate à Covid-19. É a sexta rodada do modelo, com vigência, no mínimo, pelas próximas duas semanas.
A região de Santa Maria passou a ser bandeira vermelha nos cálculos do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado para o combate à Covid-19. É a sexta rodada do modelo, com vigência, no mínimo, pelas próximas duas semanas.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, reiterou que, na sexta-feira, decretos publicados já restringiram algumas atividades na cidade, em virtude do aumento de casos. "Essa mudança vai ao encontro de uma preocupação que já tínhamos, tanto é que emitimos três decretos aumentando o rigor das medidas restritivas. Fizemos isso justamente por entender o momento delicado pelo qual a cidade está passando. Intensificaremos a fiscalização para frear o crescimento do número de casos e internações, pontos decisivos para a mudança da bandeira de laranja para vermelha", disse o prefeito Jorge Pozzobom.
Conforme o cálculo, as mudanças decorrem de dois fatores: a contínua piora dos indicadores de propagação do novo coronavírus e de capacidade do sistema de saúde e a revisão dos indicadores e dos pontos de corte realizada pelo Estado, que tornou o modelo mais sensível à evolução da doença e mais restritivo às situações mais críticas da pandemia.
O indicador de variação de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mensurados pela macrorregião Centro-Oeste, passou de bandeira amarela para preta entre as duas semanas - efeito do aumento absoluto de internações e da redução na faixa de corte do indicador. A região de Santa Maria registrou um aumento de 14 para 25 casos. Na sexta-feira anterior, no dia 5 de junho, a área tinha nove internações, e no dia 12 apresentava 18 - aumento de nove internações em uma semana.
Os indicadores de estágio da evolução na região e de incidência de novos casos sobre a população também tiveram piora. O indicador de projeção de número de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes, que substituiu o de número de óbitos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes, apresentou bandeira preta. Apesar dos indicadores de capacidade de atendimento e de mudança de capacidade de atendimento tenham se mantido entre bandeiras amarela e laranja, foram os efeitos observados de propagação do vírus e de doenças por SRAG que exerceram o alerta.
Com a alteração para bandeira final vermelha, espera-se que a propagação do vírus inicie um processo de redução em Santa Maria, afirma o prefeito. Ao mesmo tempo, pode ser esperado um aumento na utilização da capacidade hospitalar no curto prazo, tendo em vista o tempo necessário entre a ação de restrição e a diminuição de crescimento nas hospitalizações.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br