Após a reforma e a revitalização da ponte que cruza o rio Paranhana, na divisa entre Parobé e Taquara, foi liberado o trânsito no local para veículos. A estrutura estava interditada desde setembro do ano passado, trazendo transtornos à comunidade local e impedindo o tráfego de veículos de todos os portes. O conserto foi feito em parceria das duas prefeituras em tempo recorde - a obra se iniciou em 22 de maio.
O prefeito de Parobé, Diego Picucha, liberou o tráfego na ponte acompanhado do prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho. "As parcerias foram fundamentais para a execução dos trabalhos e a solução do problema em tempo recorde, além da divisão dos custos. No começo de abril, fomos em busca de uma solução para esse problema", explica o chefe do Executivo parobeense.
Por meio do convênio entre as duas cidades, foi possível contratar uma empresa para execução da obra, que incluiu reforço com chapas de aço religando a viga que rompeu, elevação da chapa ao mesmo nível da estrutura que cedeu. Foi feita a instalação de um pórtico de entrada com a limitação de três metros de altura e de peso para até 3,5 mil quilos para os veículos. As obras devolverem a trafegabilidade da ponte e ainda possibilitaram melhorias na sinalização e na segurança da via, com custo de cerca de R$ 40 mil.
"Depois de oito meses de espera da comunidade, conseguimos a execução dessa obra em tempo recorde. Tínhamos, em Parobé, o compromisso de devolver essa importante via de deslocamento para a comunidade, pois sabíamos do enorme transtorno que esse bloqueio causava à comunidade. Agora, a ligação entre nossas cidades por essa ponte é novamente possível", conclui Picucha.