Self-service em restaurantes é retomado em Lajeado - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ALIMENTAÇÃO Notícia da edição impressa de 10/06/2020. Alterada em 10/06 às 03h00min

Self-service em restaurantes é retomado em Lajeado

Vitrine Ga.. - Buffet de comida campeira servida em panelas de ferro e aquecidas no fog?a lenha..Foto - João Mattos.Data - 14/09/2004

Vitrine Ga.. - Buffet de comida campeira servida em panelas de ferro e aquecidas no fog?a lenha..Foto - João Mattos.Data - 14/09/2004


/JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC

Com a manutenção da bandeira laranja, a prefeitura de Lajeado publicou um novo decreto municipal, que já está em vigor. Uma das principais mudanças que o texto traz é o retorno do serviço de buffet nos restaurantes da cidade. A norma inicial falava que os estabelecimentos poderiam manter o serviço, desde que um funcionário servisse os clientes nos pratos. Com a normativa, o self-service retornou com a possibilidade de que cada pessoa escolha o que vai comer e coloque a quantidade que quiser.

Para que isso seja possível, clientes e funcionários devem usar máscaras e álcool gel deve ser oferecido na entrada do estabelecimento. Os talheres precisam estar ensacados ensacados e filas organizadas com dois metros de distância entre os clientes, disposição das mesas segundo o decreto estadual. Um funcionário do restaurante precisa oferecer álcool gel no início e no final do buffet para que o cliente higienize as mãos antes e depois de se servir. Além disso, a sobremesa deverá ser servida porcionada, e os talheres do bufê deverão ser substituídos a cada reposição dos alimentos.

O decreto ainda estabelece proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos da cidade. Os estabelecimentos também não podem colocar mesas e cadeiras nos passeios públicos. O decreto também regulamentou os horários de gratuidade para idosos no transporte público de Lajeado, que será nos horários entre 9h e 11h30 e 14h e 16h30, fora do grande movimento de chegada e saída dos trabalhadores.

As academias poderão funcionar com 25% de seus funcionários e observando o limite de um cliente a cada 16 metros quadrados de área útil e o máximo de 20 alunos por período de treino. Fica autorizada a realização de aulas coabitadas, com um aluno a cada 16m², observado o limite máximo de 5 alunos por aula. Considera-se área útil somente o espaço utilizado para prática de atividade física.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300