O Hospital Bom Jesus, de Taquara, conta agora com uma nova ala voltada a internação de pacientes da saúde mental e também dependentes químicos. A ala psiquiátrica da casa de saúde taquarense inicialmente terá 15 leitos, divididos por setores feminino e masculino, além de um espaço ao ar livre, destinado a atividades de recreação terapêutica e terapia ocupacional.
Durante a apresentação da ala psiquiátrica, o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, que gerencia o hospital, Dirceu Beltrame Dal Molin, explicou que o trabalho de saúde mental será integrado as demais especialidades médicas oferecidas no local, visando proporcionar aos pacientes um amplo atendimento de diagnóstico clínico e situacional de sua doença, além da prescrição de medicamentos e outras medidas necessárias em cada caso. "Nosso serviço de psiquiatria analisará fatores que afetam as condições médicas, como reações emocionais à doença, relação com a família, quadros depressivos secundários a problemas clínicos", relatou.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, os serviços de psiquiatria do Hospital Bom Jesus serão realizados em conjunto pelas equipes do hospital e também da Saúde Mental do município, por meio dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas. "O trabalho será destinado a pacientes de Taquara e de toda a região, encaminhados para cá por meio da central de regulação de leitos do Estado", explicou o secretário Petry.
O vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, agradeceu o trabalho que tem sido desenvolvido pela nova gestora do hospital, que assumiu em abril a instituição. "Estamos vivendo atualmente uma nova fase de recuperação da imagem do nosso hospital. Estamos cientes de que essa mudança não ocorre de forma instantânea, mas temos a certeza de que esta etapa será superada. E a inauguração desta nova ala, que volta a oferecer um atendimento de qualidade também no setor de psiquiatria, é uma prova de que o Hospital Bom Jesus voltará a ser uma referência para a nossa região", analisa Hélio.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.