Vila Nova do Sul institui programa hídrico que deve beneficiar 300 famílias localizadas na área rural - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ABASTECIMENTO Notícia da edição impressa de 02/06/2020. Alterada em 03/06 às 03h00min

Vila Nova do Sul institui programa hídrico que deve beneficiar 300 famílias localizadas na área rural

O município de Vila Nova do Sul, através do Conselho Municipal do Meio Ambiente e em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), conveniada à secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, discutiu várias alternativas de melhoria das águas para consumo humano nas comunidades rurais. A reunião levou à criação de uma lei que institui o Programa Municipal de Proteção dos Recursos Hídricos.

Os principais objetivos do programa são a proteção dos recursos hídricos e colaboração com a melhoria da qualidade e disponibilidade de água para a população. Também busca implementar técnicas de recuperação e proteção dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais e desenvolver atividades de educação ambiental.

Vila Nova do Sul possui em torno de 300 famílias rurais, que são abastecidas de águas de fontes naturais, nascentes e olhos d'água. A proteção desses pontos se faz necessária, evitando, assim, a contaminação por animais domésticos e silvestres que circulam pelo local, além da preservação do entorno que mantém um dos bens mais preciosos para a humanidade.

Além disso, outros cuidados são importantes para a preservação dessas fontes, como evitar a construção de chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades acima das nascentes, pois, com a chuva, os dejetos podem contaminá-las. Da mesma maneira, o desmatamento no entorno das nascentes e o acúmulo de lixo não devem acontecer.

Para a realização das ações nos municípios do interior do Rio Grande do Sul, são utilizados recursos próprios do Fundo Municipal do Meio Ambiente, com a gestão do Conselho Municipal do Meio Ambiente. As atividades também possuem o aporte técnico da Emater-RS, juntamente com as secretarias municipais de Obras e de Saúde de cada cidade.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300