OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 26 de Maio de 2020.

São Borja nota queda na procura por serviços médicos

No atual período de pandemia, diminuiu bastante o fluxo de pacientes buscando serviços de saúde em São Borja. A hipótese mais provável para isso é o temor de contágio pela doença.

No atual período de pandemia, diminuiu bastante o fluxo de pacientes buscando serviços de saúde em São Borja. A hipótese mais provável para isso é o temor de contágio pela doença.

 A preocupação entre os profissionais de saúde é que, devido à pandemia, pacientes deixem de tratar ou de investigar patologias ou sintomas registrados antes ou durante o evento da Covid-19. "O nosso pedido é para que as pessoas avaliem com bom senso e responsabilidade cada caso. Se a situação é para atendimento imediato, as unidades e profissionais de saúde devem ser procurados, sem esperar o fim da pandemia", ressalta a secretária de Saúde, Sabrina Loureiro.

 Como a demanda diminuiu em relação a todos os serviços da Saúde municipal e do Hospital Ivan Goulart, não é descartada a hipótese de que, passada a Covid-19, haja sobrecarga de pacientes buscando atendimentos. A secretária orienta que, à exceção dos casos de sintomas gripais e de distúrbios respiratórios, que devem ser encaminhados ao Centro de Triagem na Escola Getúlio Vargas, todas as demais questões de saúde básica mais relevantes devem ser encaminhadas às Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ou ao Pronto Atendimento Municipal.

 Também tem caído a procura por exames e por consultas médicas. Com menor demanda, exames como de raio X são realizados já no dia seguinte ao agendamento. Em relação a outros exames, como ultrassom, ressonância e tomografia, a espera é um pouco maior. Atualmente, todos eles são realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Ivan Goulart. Um problema que continua sendo registrado é que pessoas marcam exames e, depois, não comparecem para a realização. Sabrina alerta que, se o paciente não for na consulta, deve avisar com antecedência.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br