Comentar

Seu comentrio est sujeito a moderao. No sero aceitos comentrios com ofensas pessoais, bem como usar o espao para divulgar produtos, sites e servios. Para sua segurana sero bloqueados comentrios com nmeros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc encontrou algum erro nesta notcia, por favor preencha o formulrio abaixo e clique em enviar. Este formulrio destina-se somente comunicao de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
VAREJO Notcia da edio impressa de 22/05/2020. Alterada em 22/05 s 13h36min

Passo Fundo autoriza abertura de centros comerciais e galerias

A prefeitura de Passo Fundo autorizou a abertura de centros comerciais e galerias a partir desta sexta-feira. A decisão foi adotada pelo município levando em consideração as características desses espaços, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. "Eles têm um comportamento semelhante ao comércio de rua. A adequação foi feita em virtude dessa prerrogativa", observou.
Os termos para a reabertura são similares aos vistos em outras cidades do Rio Grande do Sul. Aos estabelecimentos, fica permitido o atendimento com equipe reduzida de trabalhadores, na proporção de até 50% dos trabalhadores, controle de entrada nos estabelecimentos na proporção máxima de até 50% da lotação, inclusive estacionamentos onde houver. O uso de máscara é obrigatório e o distanciamento exigido é de dois metros entre funcionários e clientes.
No entanto, uma das principais diferenças que o decreto traz é a vedação do funcionamento do setor dos restaurantes abertos ao público, até que haja uma regulamentação do setor. Também está proibido o uso de provadores de roupas nas lojas. Um horário diferenciado para atender aos idosos deve ser criado.
O governo estadual definiu, na semana passada, que os municípios localizados em regiões classificadas com bandeiras amarela e laranja podem autorizar a retomada das atividades dos shopping centers. Cidades como Canoas e Pelotas já permitem o funcionamento, assim como Porto Alegre. Todos os estabelecimentos precisaram adotar medidas rígidas de higienização, prevenção e controle de pessoas, conforme determinações estaduais.
Por conta da escalada de casos, a prefeitura tinha decidido esperar para autorizar a reabertura. Em reunião nesta semana, foram apresentadas normativas para a retomada, que foram aceitas pelos estabelecimentos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentrios
Seja o primeiro a comentar esta notcia
Av. Joo Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300