Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
ESTIAGEM Notícia da edição impressa de 22/05/2020. Alterada em 22/05 às 03h00min

Obra em barragem de Pelotas é suspensa pela chuva

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) decidiu cancelar a nova escavação de aprofundamento do ponto de captação de água na Barragem Santa Bárbara, prevista para começar nesta quinta-feira. A autarquia decidiu suspender a ação devido aos 22 milímetros de chuva registrados no manancial. Um dos motivos é a instabilidade do solo da área de captação, considerando a recente escavação realizada no local.

O cenário vivenciado pela barragem Santa Bárbara é o pior da sua história, em 52 anos. Em 2013, durante outra grave seca vivida pela região, o nível do manancial esteve 2m98cm abaixo do ideal. A falta de chuva afeta, sobretudo, o tratamento da água na ETA, ou seja, o processo para torná-la potável à população. Exemplo disso é o índice da sua coloração - o da água captada normalmente pela autarquia corresponde a 160; atualmente, ele chega a 2 mil. Além de reajustar produtos químicos e incluir novos no processo de tratamento, o Sanep faz análises de hora em hora para garantir a qualidade de água distribuída às redes.

 A última escavação no local foi feita no dia 11 de maio, quando o Sanep também aproveitou para limpar todos os tanques de decantação da ETA. Devido à baixa qualidade da água captada no fundo da barragem, a frequência na limpeza da estrutura aumentou, significativamente. As três escavações de aprofundamento já realizadas na barragem, neste ano, são reflexo da grave estiagem que atinge a cidade e o estado. De novembro até agora, foram registrados cerca de 290 milímetros de chuva em Pelotas, quando o esperado para o período seria de 1.200 milímetros. Uma nova avaliação será feita nesta sexta-feira.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300