OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 20 de Maio de 2020.

UCpel prevê realizar 60 testes diários para identificar infectados

Os testes para identificar o novo coronavírus (Covid-19) começam a ser realizados esta semana, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sendo esta a primeira instituição sem fins lucrativos a desenvolver o exame na cidade. A expectativa é de que sejam fornecidos cerca de 60 resultados diariamente.

Os testes para identificar o novo coronavírus (Covid-19) começam a ser realizados esta semana, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sendo esta a primeira instituição sem fins lucrativos a desenvolver o exame na cidade. A expectativa é de que sejam fornecidos cerca de 60 resultados diariamente.

 As coletas devem ocorrer no Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac) do Hospital São Francisco de Paula, a fim de testar pacientes altamente suspeitos que estejam internados no hospital; profissionais que atuam nas chamadas áreas vermelhas, mesmo assintomáticos; e profissionais de outras áreas do hospital, de Unidades Básicas de Saúde e do Ambulatório de Especialidades, desde que sintomáticos.

 Após coletar amostras de secreções da mucosa do nariz ou da garganta, o material é enviado para análise  Uma equipe formada por 20 profissionais, entre professores e alunos, incluindo a colaboração do professor Rodrigo Vaucher, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será a responsável pelos processos de extração do RNA viral e quantificação da carga viral. Ao término dessas etapas, a amostra é submetida ao equipamento PCR, capaz de efetuar o diagnóstico para a Covid-19.

 Os laudos dos exames serão emitidos pelo Leac. Assim que o primeiro teste apresente resultado positivo ao coronavírus, será enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) para realizar uma contraprova. Se for confirmada, o laboratório da UCPel torna-se referência para a Covid-19, passando a ter seus resultados automaticamente somados às estatísticas do Estado.

 A UCpel também adquiriu insumos para um total de mil testes, orçados em R$ 80 mil, além de uma série de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Também se encontra em negociação, com a prefeitura municipal, a contratação de 300 exames mensais disponibilizados para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br