OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 19 de Maio de 2020.

Esteio terá quatro ondas de testagem em setores do município

Pesquisadores querem saber se os residentes apresentaram sintomas da Covid-19

Pesquisadores querem saber se os residentes apresentaram sintomas da Covid-19


ADRIANO ROSA DA ROCHA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A prefeitura de Esteio deu início às coletas e entrevistas da pesquisa que identificará, por amostragem, o percentual de esteienses que já tiveram contato com o novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa, que tem quatro universidades gaúchas como parceiras, tem como objetivo traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus.
A prefeitura de Esteio deu início às coletas e entrevistas da pesquisa que identificará, por amostragem, o percentual de esteienses que já tiveram contato com o novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa, que tem quatro universidades gaúchas como parceiras, tem como objetivo traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
 Divididos em duplas, cerca de 30 servidores estão visitando esteienses, sorteados em 31 setores distribuídos em todo o município e de acordo com o tamanho de cada bairro. Durante a visita, os pesquisadores, através de um aplicativo desenvolvido especialmente para ação, aplicam um questionário com o objetivo de identificar se os residentes apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como também estão sendo coletadas informações sobre saúde, renda, cor da pele e idade, entre outros dados socioeconômicos.
Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida em todos os moradores da casa. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, serão tabulados e analisados com auxílio de algorítimos e modelos matemáticos, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus no município. Pacientes que testaram positivo para a doença receberão acompanhamento especial.
 Em 15 dias, os pesquisadores retornarão a campo e visitarão outras residências, também dentro dos setores sorteados. Essa coleta será realizada quatro vezes. Cerca R$ 400 mil estão sendo investidos no estudo, valores utilizados para a aquisição de dois mil testes rápidos e moleculares, kits de proteção individual e remuneração da equipe responsável pela coleta.
 A pesquisa também prevê o sequenciamento genético das amostras positivas. Isso auxiliará a identificar padrões da doença, informações que serão comparadas com as disponíveis em bancos de dados públicos, no Brasil e no exterior, de pacientes com coronavírus e de casos registrados em outros surtos de síndromes respiratórias recentes (como a H1N1). A intenção é descrever a evolução do vírus, identificando suas eventuais mutações, as mudanças em sua capacidade de transmissão e a variação das manifestações clínicas apresentadas.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br