Usuário do Caps, em Canoas, fabricam sabão para doação - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SOLIDARIEDADE Notícia da edição impressa de 18/05/2020. Alterada em 19/05 às 03h00min

Usuário do Caps, em Canoas, fabricam sabão para doação

No momento em que a distância física se impõe sobre a sociedade, algumas alternativas precisam ser encontradas para promover a união das pessoas, mesmo que em esferas simbólicas. Esta ideia de ajuda mútua é a premissa que guiou a decisão do Coletivo Ecológico de Rua Todos Unidos (Certu), formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amanhecer, em Canoas, de contribuir com o combate ao novo coronavírus. Por lá, a oficina de geração de renda e economia colidária, em que os participantes produzem sabão ecológico, foi suspensa como medida preventiva à Covid-19, mas isso não impediu o gesto solidário.

Obedecendo ao distanciamento recomendado por órgãos de saúde e as medidas de higiene, o trabalho continuou e toda a produção mensal será doada. O sabão, que em tempos de pandemia é um item essencial, será incorporado a cestas básicas, que estão sendo preparadas para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira leva deve ser entregue nos próximos dias.

A ação é um modo de dar continuidade ao tratamento dos usuários e de colaborar com grupos que costumam ajudar o Coletivo e, agora, também se dedicam a minimizar os efeitos da crise provocada pela doença. Segundo a coordenadora do projeto, Alessandra Giovanella, que é artista visual e ministra a oficina em que o sabão é feito, a ideia surgiu com naturalidade entre os participantes do grupo. Ela explica que, no Certu, tudo é compartilhado entre todos: as decisões, o trabalho e qualquer renda gerada a partir das produções do coletivo. "A ideia surgiu em uma conversa que estávamos tendo. Um dos nossos princípios mais importantes é a solidariedade, então, nós começamos a pensar sobre isso e a situação difícil do momento", explica.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300