Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SAÚDE Notícia da edição impressa de 15/05/2020. Alterada em 20/05 às 13h45min

Hospital de Encantado vai abrir leitos de UTI até o dia 25 de maio

Município terá, pela primeira vez, leitos de alta complexidade no Hospital Beneficente Santa Terezinha

Município terá, pela primeira vez, leitos de alta complexidade no Hospital Beneficente Santa Terezinha


/GISELE FERABOLI/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que será instalada Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), de Encantado, deve iniciar os atendimentos até o dia 25 de maio. O anúncio foi feito pela direção do hospital em reunião com a prefeitura nesta semana e havia sido antecipado pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Marcos Martini, no início da semana.
Na ocasião, foi assinado o contrato em que o município de Encantado repassa os recursos de cerca de R$ 240 mil mensais para o hospital para o funcionamento dos cinco leitos UTI Covid-19. "É uma luta de muitos anos. Isso faz com que Encantado se torne um pequeno polo de saúde regional, fortalecendo a nossa região", destaca o prefeito Adroaldo Conzatti.
A instalação dos cinco leitos de UTI equipados com respiradores, mesmo antes do credenciamento junto à secretaria de Saúde do Estado, é resultado de um acordo entre o Ministério Público, o hospital e o Executivo municipal, por recomendação da promotora Daniela Schwab. Segundo o diretor, Evandro Klein, o hospital está contratando a equipe médica e de enfermagem. Na quinta-feira, o HBST irá encaminhar o pedido de habilitação desses cinco leitos para atendimento de casos de Covid-19 à Coordenadoria Regional de Saúde. "Podemos dizer que nasceu a UTI de Encantado", enfatiza.
Os leitos de UTI serão instalados no primeiro andar do hospital. A partir do início de funcionamento, o pronto-atendimento exclusivo para casos de Covid-19 passa a ser feito na entrada pela rua Duque de Caxias, ficando, assim, todos os atendimentos relacionados à doença nesta ala do hospital, não mais sendo necessária a utilização do prédio do Centro Regional de Oftalmologia, o qual poderá voltar a operar.
Klein explicou que outros cinco leitos projetados para o atendimento de alta complexidade devem ficar prontos até o fim deste mês. Também será encaminhado o pedido ao governo federal para a habilitação dos cinco leitos Covid-19 e mais os cinco projetados. A ideia é que os demais espaços possam ser usados no tratamento de outras doenças.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300