OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 14 de Maio de 2020.

Prefeitura quer fazer 5 mil testes de Covid-19 em Esteio

Entre 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Esteio apresenta um dos maiores índice de testes aplicados para a detecção do novo coronavírus (COVID-19) em relação à população. Em levantamento, Esteio havia realizado a testagem em 688 pacientes com suspeita da doença, o que dá um índice de 8,17 testes para cada mil moradores do município.
Entre 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Esteio apresenta um dos maiores índice de testes aplicados para a detecção do novo coronavírus (COVID-19) em relação à população. Em levantamento, Esteio havia realizado a testagem em 688 pacientes com suspeita da doença, o que dá um índice de 8,17 testes para cada mil moradores do município.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
 Como comparação, o Brasil realizou a testagem de 131,76 pessoas para cada 100 mil habitantes, enquanto Porto Alegre aplicou o exame em 220,24 pacientes a cada 100 mil porto-alegrenses. Passo Fundo, que tem um dos maiores índices de casos confirmados e mortes do Estado, testou 396,94.
 Os bons números de Esteio se devem a parcerias realizadas com as universidades Feevale e Unisinos para a testagem e a contratação de um laboratório particular, viabilizada pela doação de R$ 53,4 mil por um grupo de empresários do município. A intenção da prefeitura é realizar cerca de 5 mil testes de Covid-19 na população esteiense, que hoje é de 84 mil pessoas. 
 A coleta é feita por profissionais da secretaria municipal de Saúde ou do Hospital São Camilo, de acordo com o local onde esteja o paciente com quadro suspeito. "As melhores experiências internacionais contra o coronavírus mostram a importância da testagem em larga escala, por isso adotamos esta medida. Ela nos permite atender melhor e mais rápido os pacientes, assim como regular de forma mais assertiva as medidas do governo", comenta o prefeito Leonardo Pascoal.
 Até o momento, Esteio tem 14 casos confirmados de coronavírus e outros 64 suspeitos. Ao todo, já foram descartados outros 610 casos. Dez esteienses já foram considerados curados da doença e nenhum morador morreu em virtude da Covid-19. Além disso, a secretaria estadual da Saúde acompanha 390 pacientes com síndrome gripal. Dos 41 leitos disponíveis para tratamento de doentes no Hospital São Camilo, seis estão ocupados, e dos 28 respiradores disponíveis na casa de saúde para atendimento de todas as patologias, sete estão em uso, mas nenhum deles para tratamento do coronavírus.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br