Município toma posse da área do porto, em Estrela - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PORTOS Notícia da edição impressa de 27/04/2020. Alterada em 28/04 às 03h00min

Município toma posse da área do porto, em Estrela

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, e o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, assinaram o contrato de cessão de uso da área onde se localiza o Porto de Estrela para o município. O termo foi firmado com a Superintendência do Porto de Rio Grande. A cedência havia sido aprovada pelo Conselho de Patrimônio do Estado no início de março e agora é necessária ainda a publicação no Diário Oficial para que o município possa, efetivamente, tomar posse. O prazo da cedência da área, que possui 492 mil metros quadrados, é de 20 anos, podendo ser prorrogado.

 Paralelamente, o governo de Estrela trabalha no sentido de buscar a delegação da operação do porto junto ao governo federal. "De posse da área, poderemos tratar da administração do complexo", reforça o prefeito. Segundo ele, a intenção é trazer a iniciativa privada para ocupar e manter o porto e as áreas adjacentes, incentivando a instalação de empresas.

 O secretário de Planejamento Paulo Finck acrescenta que a prefeitura pretende conceder a gestão a um operador, que ficaria responsável por toda a logística. Finck acredita que a municipalização dará um novo impulso à economia do município, pois poderá fomentar novos empreendimentos também no entorno da área portuária. "A localização privilegiada, com fácil acesso à BR-386, nos beneficia. E queremos colocar o espaço à disposição principalmente das empresas regionais, como cooperativas e transportadoras, estimulando a economia do nosso Vale", pontua.

 Em julho do ano passado o ministro da Infraestrutura assinou portarias que alteram as áreas das poligonais de 16 portos do País, entre eles o de Estrela. De acordo com o prefeito, esta medida deve reduzir a burocracia e facilitar o processo de municipalização. 

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300