OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 01 de Abril de 2020.

Parque tecnológico da Unisc intensifica produção de materiais

Projeto da universidade planeja utilizar o mesmo respirador em dois pacientes de maneira simultânea

Projeto da universidade planeja utilizar o mesmo respirador em dois pacientes de maneira simultânea


/MARCELA SCHILD/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem trabalhado para ajudar a cidade e região durante a pandemia do novo coronavírus. No momento, diversos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de apoio hospitalar se encontram em fase de prototipagem, entrando em produção nos próximos dias.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem trabalhado para ajudar a cidade e região durante a pandemia do novo coronavírus. No momento, diversos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de apoio hospitalar se encontram em fase de prototipagem, entrando em produção nos próximos dias.
O professor do curso de Engenharia, Eliezer Henker, está à frente do projeto de um equipamento que possibilita a utilização do mesmo respirador em dois pacientes, a fim de otimizar o atendimento, além de estar desenvolvendo filtros bacteriológicos para o Hospital Santa Cruz. Outro recurso desenvolvido dentro do parque tecnológico da universidade, em parceria com uma startup, é a máscara Full Face, já testada por profissionais da saúde. Para idealizar esse projeto, os engenheiros da empresa transformam uma máscara de mergulho em uma máscara de respiração não invasiva, onde o paciente não necessita ser entubado.
Serão produzidas, no mínimo, 50 máscaras desse tipo, que estão sendo projetadas para a utilização nos quatro modelos de respiradores existentes. A mesma máscara também está sendo adaptada como EPI, para que os profissionais da saúde utilizem em procedimentos mais arriscados. Em primeiro momento essa produção será destinada ao município, mas havendo possibilidade também será disponibilizada aos hospitais da região.
Em paralelo, o TecnoUnisc está focado em fabricar máscaras N95 e jalecos cirúrgicos, com material protetivo que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão, evitando doenças como o coronavírus. "Assim que percebemos que a crise do Covid-19 poderia crescer em nosso país, começamos a pensar formas de prestar suporte à saúde da nossa região. Logo, buscamos soluções que somam o conhecimento desenvolvido na Universidade às atividades empresariais do parque Tecnológico", explicou Rafael Kist, coordenador do TecnoUnisc, sobre os serviços desenvolvidos para auxiliar no enfrentamento da pandemia.
Por meio de uma parceria com a secretaria de Saúde, a Unisc irá disponibilizar seus laboratórios, equipamentos e seu corpo técnico para que seja possível a realização de testes para o Covid-19. Serão disponibilizados um total de 5 mil testes. As análises vão ocorrer nas estruturas da instituição, com expectativa de 50 a 100 amostras testadas por dia em pacientes. Serão investidos R$ 400 mil na compra dos testes.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br