OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAÚDE Notícia da edição impressa de 18 de Março de 2020.

Caxias do Sul tenta evitar aumento de casos de coronavírus

Prefeitura deve receber 19 médicos do programa Mais Médicos para ajudar no atendimento nas unidades

Prefeitura deve receber 19 médicos do programa Mais Médicos para ajudar no atendimento nas unidades


/MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
João Dienstmann
Com dois casos confirmados de coronavírus, Caxias do Sul anunciou medidas para tentar controlar a escalada da doença no município. Um decreto, assinado pelo prefeito, Flávio Cassina restringiu uma série de atividades e elevou a atenção em órgãos públicos e em estabelecimentos da cidade.
Com dois casos confirmados de coronavírus, Caxias do Sul anunciou medidas para tentar controlar a escalada da doença no município. Um decreto, assinado pelo prefeito, Flávio Cassina restringiu uma série de atividades e elevou a atenção em órgãos públicos e em estabelecimentos da cidade.
De acordo com a médica infectologista e diretora da Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, Andréa Dal Bó, o homem de 26 anos, segundo diagnosticado com coronavírus, está em isolamento domiciliar desde quando voltou da Europa e informou sobre os sintomas. Ele será considerado curado no dia 23 de março, após o período de quarentena. O homem teve contato com três familiares, que estão sendo monitorados. "Por enquanto, não há a confirmação da doença neles", confirma a médica.
O outro homem, de 42 anos, primeiro a ser diagnosticado com o vírus já foi considerado como livre da doença. Outros 12 casos são considerados suspeitos em Caxias do Sul, conforme a secretaria municipal de Saúde. Andréa salientou que as pessoas com sintomas devem informar à rede de saúde pública ou particular para que sejam tomadas providências. Além disso, 19 médicos do programa Mais Médicos serão deslocados para o município, a fim de reforçar o atendimento nas unidades de saúde.
Ainda dentro das medidas, está em vigor desde ontem um decreto para controlar a situação em Caxias do Sul. A de maior impacto na população é a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a partir de quinta-feira, por 15 dias. A interrupção atinge 40 mil alunos. "Até quinta, a secretaria da Educação fará um trabalho de conscientização com os diretores e coordenadores pedagógicos sobre a prevenção do vírus para que as crianças sejam multiplicadoras em suas famílias. A ideia é que elas fiquem em casa, de resguardo", informa a chefe de gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos.
A secretaria do Urbanismo irá rever os alvarás de liberação de festas e atividades com aglomeração de público. Os secretários municipais se reunião para avaliar cada atividade de suas pastas e adotar suas medidas de contingenciamento. Outra ação é a suspensão de atividades que envolvam idosos, o grupo de risco do coronavírus.
Os servidores municipais com mais de 60 anos serão retirados do atendimento ao público e colocados em setores administrativos. Haverá álcool gel e cartazes informativos nas repartições. Foram disponibilizados mais de 80 telefones celulares para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que estas possam ampliar o atendimento ao público. Uma equipe da prefeitura fará coleta de casos suspeitos nas próprias residências para que estas pessoas não precisem fazer o deslocamento.
Aberta no fim de semana, a Festa das Colheitas também foi interrompida. Os expositores serão contatados individualmente para detalhamento das medidas, mas eles já estão sendo orientados a retirar os alimentos e produtos perecíveis do Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Toda a estrutura de estandes e ambientes será mantida. A Comissão se reúne novamente dia 2 de abril para reavaliar o cenário e avaliar a possibilidade de retomada do evento.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br