Festa das Colheitas inicia nesta sexta-feira em Caxias - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
EVENTOS Notícia da edição impressa de 13/03/2020. Alterada em 13/03 às 20h12min

Festa das Colheitas inicia nesta sexta-feira em Caxias

A partir desta sexta-feira começa em Caxias do Sul a maior edição da Festa das Colheitas - evento multisetorial promovido pela Festa da Uva. Serão nove dias de programação gratuita que ocorrerá no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva e coloca esta edição no calendário de grandes eventos comunitários do Estado.
Pelo menos 75 mil pessoas são esperadas para conferir de perto as atrações. Será a segunda edição da festa, que ocorreu de forma localizada em comunidades do interior em 2018. Os portões abrem ao público às 16h desta sexta-feira e terá, já à noite, apresentações artísticas com grupos locais. No sábado, o evento ocorre das 10h às 22h e, aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.
Mais do que a terra da uva e do vinho, Caxias do Sul é o município gaúcho líder na produção de hortifrutigranjeiros. Isto porque, de acordo com a gerência técnica da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul, a Ceasa de Porto Alegre, os agricultores caxienses são os responsáveis pelo maior índice de abastecimento vindo de um único município. Ainda que o órgão não tenha dados referentes ao ano passado, sabe-se que Caxias do Sul chega a abastecer a Ceasa de Porto Alegre com 16,1% de frutas e hortaliças. " No passado, a maior colheita era de uva, e a cidade se tornou famosa por essa produção. Hoje, a uva continua sendo a variedade com maior número de hectares plantados, mas a colheita da maçã resulta em mais quilos", compara o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Rudimar Menegotto.
Anualmente, a produção de todas as variedades nas propriedades da zona rural de Caxias do Sul supera as 300 mil toneladas em cerca de 9 mil hectares plantados, e 3.500 propriedades com atividades agrícolas. Só de maçã são 113 mil toneladas produzidas, seguida pela uva, com 78 mil toneladas. Enquanto a festa estiver acontecendo, ao longo do mês de março, há movimentação na agricultura: é o fim da safra da uva, também está se encerrando a colheita de determinadas variedades de maçã e começa a safra de caqui.
Comentários CORRIGIR TEXTO

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300