Demandas são apresentadas para centro de eventos em Caxias do Sul - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 13/03/2020. Alterada em 19/03 às 03h00min

Demandas são apresentadas para centro de eventos em Caxias do Sul

Comitê buscou com empresários principais necessidades para o local, cujo anteprojeto ainda será realizado

Comitê buscou com empresários principais necessidades para o local, cujo anteprojeto ainda será realizado


/FABIO GRISON/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A criação de um centro de eventos moderno e em condições adequadas para receber grandes atrações é uma das principais demandas de diversos setores de Caxias do Sul. Para sanar essa necessidade, o Comitê Prático, formado por diversas entidades municipais, apresentou um estudo inédito das principais demandas da sociedade caxiense quanto ao assunto. Os dados vão subsidiar o anteprojeto do futuro centro de eventos de Caxias do Sul, que será elaborado pelas entidades da construção civil do município.

A entrega do estudo para as entidades da construção civil que integram o comitê marca o início da segunda fase do projeto. Nesta etapa, elas farão a elaboração do anteprojeto da obra, a identificação de terrenos que possam receber o empreendimento e a definição de um custo prévio da construção, dos equipamentos, do mobiliário e de outros itens apontados no estudo de demandas. A projeção de conclusão da segunda fase é agosto de 2020.

Entre as principais demandas elencadas está um espaço capaz de receber simultaneamente diversos eventos de grande e médio portes. Local que terá ambientes para atender aos mais diversos propósitos, como um auditório multifuncional com capacidade máxima de 3 mil pessoas; um anfiteatro, em formato de arena, com capacidade mínima de também 3 mil pessoas; espaço para abrigar feiras técnicas; hall para exposições; e um ginásio ou arena esportiva para, pelo menos, 2 mil expectadores. Espaços capazes de atender à demanda municipal atual e futura, já que as principais estruturas paras sediar eventos em Caxias do Sul estão limitadas a auditórios e salas com até 700 pessoas, a maioria localizada em hotéis, universidade ou faculdades.

Para dar suporte a essa estrutura, a pesquisa apontou que seriam necessárias de seis a 10 salas de apoio anexas aos auditórios, para abrigar serviços como credenciamento, gestão do evento, sala vip, posto médico e local para reuniões de comissões técnicas e pequenos grupos, entre outros. Além de um estacionamento misto (coberto e não coberto) com, no mínimo, 3 mil vagas, praça de alimentação para cerca de 500 pessoas e um minishopping com 10 lojas, para venda de produtos e serviços diversos, como souvenirs, artesanato, produtos coloniais, medicamentos, entre outros.

"Temos a necessidade de unir forças e ter esse empreendimento como uma das prioridades da população de Caxias do Sul, a fim de facilitar a captação de recursos e a construção da obra o mais breve possível. O centro de eventos é de suma importância para o desenvolvimento do turismo em nosso município e será um 'divisor de águas' para a inserção definitiva dessa importante atividade na matriz econômica local", defende o presidente do Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Valmir Francisco Santos, que coordenou os trabalhos de pesquisa.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300