Situado na região Norte de São Leopoldo, quase na divisa com Portão, o bairro Santa Marta é um bairro jovem. Por isso, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta representa um novo marco para a região, que abrange o loteamento Tancredo Neves e o Arroio da Manteiga, que passam a ter uma equipe própria de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Para atender a toda essa demanda e servir de sala de aula aos estudantes de Medicina da Unisinos, o espaço foi quadruplicado, passando de 80 para 320 metros quadrados.
A obra faz parte da contrapartida da Unisinos para receber o curso de Medicina. O local servirá de campo de estudo para os alunos da Medicina. A estrutura conta com dois consultórios ginecológicos, dois consultórios clínicos, recepção, ambulatório, sala de vacina, sala de esterilização, almoxarifado, espaço para resíduos, cozinha e banheiros para usuários e servidores. Foram investidos R$ 858 mil na remodelação.
"Conheço a Santa Marta há 30 anos. Esse canto da cidade, ao longo da história, sempre foi relegado a segundo plano. Para poder fazer o calçamento, tivemos que entrar na Justiça", ressaltou o prefeito Ary Vanazzi no ato de abertura.
Diante da comunidade, o secretário da Saúde, Ricardo Charão, fez uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos seus profissionais. "Após inúmeras reuniões, construímos uma proposta focada no ser humano. Os estudantes e profissionais que trabalharão aqui vão ter esse modo de atuação. Não há futuro sem que a saúde seja um direito de todos." O local servirá para o atendimento da população, que terá profissionais e os alunos da universidade.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.