OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
FINANÇAS PÚBLICAS Notícia da edição impressa de 09 de Março de 2020.

Prefeito de Santa Cruz do Sul assina decreto para contingenciamento de gastos

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst o decreto de contingenciamento de gastos, visando atingir o equilíbrio orçamentário-financeiro em todas as áreas da Administração Pública. A medida, que vem sendo adotada há seis anos, atinge investimentos, nomeações e despesas correntes e vai vigorar até o final do ano.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst o decreto de contingenciamento de gastos, visando atingir o equilíbrio orçamentário-financeiro em todas as áreas da Administração Pública. A medida, que vem sendo adotada há seis anos, atinge investimentos, nomeações e despesas correntes e vai vigorar até o final do ano.

Pelo decreto, a movimentação e o empenho das despesas ficam limitados ao percentual de 90% da previsão estabelecida no orçamento. Para que as medidas sejam seguidas à risca, a fim de que não faltem recursos ao final do exercício, uma vez que a receita sofre variações ao longo do ano, as secretarias municipais de Administração e Transparência, de Fazenda, de Planejamento, Orçamento e Gestão, e a Procuradoria Geral ficarão responsáveis por garantir um controle mais rígido da execução orçamentária de cada pasta, através de um comitê de contingenciamento.

Ainda estão vedadas a realização de horas extras sem justificativa e estão suspensos, de forma temporária, nomeações de servidores efetivos ou em comissão, contratação ou renovação de contratos temporários, convocações para regime especial e contratações de estágios. Também estão suspensas concessões de licenças para tratar de interesse particular, quando implicarem em nomeações para substituição.

O controle sobre as despesas recairá somente sobre parte dos recursos livres, cuja aplicação é uma decisão do governo municipal. De um orçamento de R$ 593 milhões, aprovado para este ano, um terço corresponde a recursos livres. Já os recursos vinculados são provenientes dos governos federal e estadual e têm destinação certa, portanto não podem ser contingenciados.

As restrições orçamentárias para o efetivo controle da despesa pública incluem ainda medidas como a racionalização do uso da frota de veículos em todos os setores, redução nos contratos de prestação de serviços, gastos com viagens que não tenham como propósito a busca de recursos para programas e ações de governo, controle e racionalização da aquisição e utilização de materiais de expediente e de informática. Além disso, haverá redução no fornecimento de gêneros alimentícios e material de limpeza em todas as unidades administrativas e revisão de todos os convênios celebrados pelo município com recursos livres.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br