OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ELEIÇÕES 2020 Notícia da edição impressa de 09 de Março de 2020.

Recadastramento biométrico termina nesta quarta-feira em 22 cidades do Estado

Expectativa é de que 80% dos 1,1 milhão de eleitores façam a atualização; quem não fizer terá título cancelado

Expectativa é de que 80% dos 1,1 milhão de eleitores façam a atualização; quem não fizer terá título cancelado


/NÍCOLAS CHIDEM/CIDADES
João Dienstmann
Termina, nesta quarta-feira, o processo para o recadastramento biométrico em 22 cidades do Rio Grande do Sul. Somados, os municípios têm mais de 1,1 milhão de eleitores, e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) é que ao menos 80% deles façam a biometria dentro do prazo estipulado. Se o prazo não for cumprido, o título de eleitor será cancelado.
Termina, nesta quarta-feira, o processo para o recadastramento biométrico em 22 cidades do Rio Grande do Sul. Somados, os municípios têm mais de 1,1 milhão de eleitores, e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) é que ao menos 80% deles façam a biometria dentro do prazo estipulado. Se o prazo não for cumprido, o título de eleitor será cancelado.
A situação mais preocupante está na Região Metropolitana. Em Esteio, cerca de 18 mil eleitores ainda não compareceram para regularizar a situação. Desde a segunda quinzena de fevereiro, uma sala na secretaria municipal de Saúde está sendo utilizada para conseguir atender à demanda dos últimos dias. A média de atendimento, que em outros dias chegava a 300 pessoas passou para 700 com a aproximação do dia 11, além de ter horário estendido para conseguir dar conta da demanda final. Até agora, 73% da população já compareceu para fazer o recadastro.

Apenas cinco cidades já bateram a meta de recadastramento biométrico

Das 22 cidades, 17 estão fora da meta estabelecida pelo TRE-RS. Apenas Lajeado, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Erechim e Santiago já cumpriram com o percentual previsto. O coordenador de gestão de Tecnologia da Informação do Tribunal, Martinho Luiz Marchi, percebe que alguns municípios devem ter maior facilidade para atingir os 80% dos eleitores, mas nota que, em outros, a margem deve ficar aquém do previsto. "Cidades com poucos habitantes terão uma facilidade maior nesses últimos dias, mesmo com a maior procura. Agora, Guaíba, por exemplo, tem pessoas em regiões espalhadas, e isso pode dificultar o acesso", explica.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/03/06/206x137/1_design_sem_nome__4_-9001139.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e62c91920793', 'cd_midia':9001139, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/03/06/design_sem_nome__4_-9001139.png', 'ds_midia': 'Das 22 cidades em processo de recadastramento biométrico, 17 ainda não chegaram a 80% dos eleitores atualizados', 'ds_midia_credi': 'TRE-RS/DIVULGAÇÃO/CIDADES', 'ds_midia_titlo': 'Das 22 cidades em processo de recadastramento biométrico, 17 ainda não chegaram a 80% dos eleitores atualizados', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '640', 'cd_midia_h': '320', 'align': 'Left'}
Das 22 cidades em processo de recadastramento biométrico, 17 ainda não chegaram a 80% dos eleitores atualizados. Foto TRE-RS/Divulgação/Cidades
Além de não conseguir votar no pleito municipal, que ocorre em outubro, Martinho explica que o cancelamento do título de eleitor acarreta em outros problemas. "Sem o título, a pessoa não pode tomar posse em cargo público, tirar financiamento em banco público nem passaporte, entre outras situações. É uma dor de cabeça para quem não fizer", alerta. O coordenador explica que o processo precisa ser iniciado até o dia 11, mas, caso não seja finalizado até a data, pode ser feito posteriormente. "O mais importante é ir até o Cartório Eleitoral e pedir o atendimento. Se a demanda for alta, o cidadão pode retornar depois e fazer com mais calma", explica.
Após finalizar o processo, o TRE-RS começará um novo para recadastramento em outras 21 cidades após o pleito municipal. O enfoque é ter para 2022 todos os municípios já com o sistema de biometria em operação. Será a vez de eleitores de Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e Alegrete, por exemplo,serem convocados. No entanto, Martinho afirma que a biometria já está disponível nestas cidades. "Para quem não quiser pegar fila e se manter regular, é uma boa hora", afirma.

VÍDEO: Passo a passo de como fazer o cadastro biométrico

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br