OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
MEIO AMBIENTE Notícia da edição impressa de 05 de Março de 2020.

Pelotas cria plano para eliminar praga em árvores da cidade

A prefeitura de Pelotas deu início ao combate à erva-de-passarinho, que se desenvolve nas árvores da praça Coronel Pedro Osório. Para interromper o processo de crescimento e cessar a alimentação da planta, o método utilizado é o de secção de partes principais dos "troncos-raízes". 

A prefeitura de Pelotas deu início ao combate à erva-de-passarinho, que se desenvolve nas árvores da praça Coronel Pedro Osório. Para interromper o processo de crescimento e cessar a alimentação da planta, o método utilizado é o de secção de partes principais dos "troncos-raízes". 

 Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Gilberto Demari Alves treinou os servidores municipais para as intervenções de secionamento das partes principais da erva-de-passarinho. "É um método manual, quase cirúrgico, de interrupção do processo de alimentação e consequente desenvolvimento da planta", comentou. Desta forma, ela não precisa ser removida, e fica preservada a estrutura à qual estiver presa.

 A erva-de-passarinho toma conta da árvore, alimenta-se dela e cresce em grandes proporções. Em muitos casos, chega a dobrar o volume da hospedeira, uma das razões que a torna frágil e com a resistência comprometida contra a ocorrência de ventos fortes ou de umidade excessiva. Para reverter o enfraquecimento, é preciso suprimir pedaços da parasita. Caso contrário, a árvore poderá morrer.

 "A praça tem a proposta de sediar diversidade de espécies para que se tornem conhecidas. A erva-de-passarinho não é necessária nestas árvores", comentou o professor Alves, salientando que a parasita se desenvolve com o objetivo de atingir o solo e produz flores e frutos, que servem de alimento aos pássaros.  Depois de concluído o trabalho na Coronel Pedro Osório, o mesmo procedimento começará nas árvores do Parque da Baronesa, do Parque Dom Antônio Zattera, da praça Cipriano Barcellos, e das principais avenidas da cidade.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br