Escolas de samba de Caxias do Sul retomam os desfiles - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CARNAVAL Notícia da edição impressa de 03/03/2020. Alterada em 03/03 às 03h00min

Escolas de samba de Caxias do Sul retomam os desfiles

Com organização das próprias agremiações, evento levou  5 mil pessoas para as ruas no fim de semana

Com organização das próprias agremiações, evento levou 5 mil pessoas para as ruas no fim de semana


/RODRIGO ROSSI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A noite de sábado foi marcada pela retomada do Carnaval de rua com desfiles das escolas de samba de Caxias do Sul. Conforme levantamento da Guarda Municipal, um público de 5 mil pessoas acompanhou os festejos organizados pelas agremiações.

Na solenidade de abertura dos festejos, o vice-prefeito e secretário do Planejamento, Edio Elói Frizzo, destacou a retomada, conjuntamente com as escolas de samba,dos desfiles e das apresentações na rua Sinimbu. "Estamos fazendo aqui um resgate de um espaço de cultura popular de Caxias do Sul, que era o nosso carnaval de rua. O carnaval de rua e as nossas escolas representam aquilo de mais genuíno do ponto de vista do carnaval popular do Brasil e aqui em Caxias do Sul ele se expressa por meio dessas comunidades", defendeu.

Para o secretário da Cultura, Paulo Périco, esse é o primeiro passo para que as escolas possam voltar a desfilar nos próximos anos. "Resolvemos convidar as escolas para participarem da maneira como elas poderiam participar. Então, não é aquele Carnaval de rua que costumeiramente Caxias do Sul acompanha. Mesmo assim, o importante é que a comunidade se sinta abraçada pelo município e se sinta no direito de vir na rua. E que, o ano que vem, possamos efetivamente ter um carnaval de rua, com desfile de todas as escolas de samba", ressaltou.

A primeira escola de samba a desfilar e animar o público foi a Acadêmicos do Arsenal. Com cerca de 350 componentes, a escola teve como tema enredo "Brasil, terra de miscigenação, a onça negra canta diversidade em busca de paz e união, o carnaval da resistência". A agremiação contou com o apoio da Escola Corujão, tricampeã do Carnaval de Tapes, que forneceu fantasias e apoio de componentes.

Já a Acadêmicos do São Vicente apresentou um desfile com o tema "Das águas surge o milagre da fé". A agremiação foi a segunda escola a desfilar e os 350 integrantes da comunidade também empolgaram o público. Após os desfiles, foi a vez das baterias das escolas se apresentarem no palco montado no largo da Praça Dante Alighieri. A primeira bateria a se apresentar foi da Sociedade Recreativa Cultural Carnavalesca Incríveis do Ritmo com 25 integrantes. Após, foi a vez dos 15 integrantes da bateria da escola Acadêmicos Pérola Negra animarem o público. Já os 15 componentes da Sociedade Recreativa e Cultural Gaúcho - Protegidos da Princesa encerram a noite de retomada do carnaval de rua de Caxias do Sul.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300