As equipes da secretaria municipal de Educação de São Leopoldo estão realizando a entrega dos kits de material escolar nas escolas da rede pública por etapas. Dois educandários de Ensino Fundamental receberam pela primeira vez os kits. Elas ingressaram em 2020 no núcleo prioritário desenvolvido pela pasta e são umas das 19 escolas da rede beneficiadas com os kits de materiais escolares. Ao todo, os 700 estudantes da Escola Dilza Flores Albrecht e, em torno de 220 da Mario Fonseca estão sendo beneficiados com os materiais que têm em sua composição desde mochilas até cadernos e canetas.
Para a primeira escola, foram entregues materiais para Educação Infantil, de 4 e 5 anos, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já para a Mario Fonseca estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam os kits. Foram investidos R$ 613 mil na distribuição de 11.045 kits para 19 escolas da rede municipal de São Leopoldo.
Segundo o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi a gestão municipal está comprometida em qualificar o ensino público e busca dar condições para que os estudantes, daqui uns anos, possam alcançar o ensino superior. "Nossa prioridade sempre foi a educação, assim que conseguimos equilibrar as contas começamos a pensar em como agir nas escolas. Sabemos como a aquisição do material escolar acaba tendo um peso na renda das famílias, por isso nosso objetivo é estar mais presente nos bairros mais humildes da cidade", disse.
Para o secretário de Educação, Ricardo da Luz, fornecer o material escolar é um ato pedagógico que vai dar resultados em todo o aprendizado das crianças. "Mesmo com todos os cortes de verbas que temos visto na educação, acreditamos que para um futuro melhor é necessário investir na área. Nosso objetivo é dar condições reais para que nossas crianças possam aprender com qualidade, pois nós acreditamos em uma educação inclusiva e humanitária", salientou Ricardo.
A distribuição dos kits escolares impactará diretamente diversas famílias, como é o caso do Fernando da Rosa, 41 anos, que tem um dos filhos nas escolas que foram selecionadas. "No momento eu estou desempregado e vai me ajudar muito economicamente, pois não precisarei investir nisso", afirmou Fernando.
As escolas escolhidas fazem parte do núcleo prioritário desenvolvido pela secretaria, levando em consideração as necessidades financeiras da comunidade escolar e a vulnerabilidade social. Os kits contém mochilas, material básico escolar, entre outros itens.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.