Mutirão para reduzir fila de cirurgias começa em março - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SÃO LEOPOLDO Notícia da edição impressa de 21/02/2020. Alterada em 21/02 às 03h00min

Mutirão para reduzir fila de cirurgias começa em março

Com o objetivo de zerar a fila de espera de alguns procedimentos cirúrgicos, a secretaria de Saúde de São Leopoldo anunciou um mutirão de cirurgias eletivas. Serão realizadas 360 cirurgias de hérnia e vesícula. A demanda reprimida até dezembro contava com a espera de 615 procedimentos entre hérnia umbilical, hérnia epigástrica, hérnia incisional, hérnia inguinal unilateral e vesícula.

O prefeito Ary Vanazzi disse que este é um passo significativo para zerar de vez as filas de espera. "Nós tínhamos um atraso de até 10 meses nos laboratórios, não tinha nem exame de sangue há alguns anos. Hoje, com a renegociação de contratos, praticamente não temos reclamação de exames, estamos dando um passo muito importante a partir dessas emendas. Isso é trabalho, dedicação e esforço, é nossa tarefa, nós somos responsáveis por isso", destacou.

 "A nossa fila de espera por cirurgias eletivas tem um total de 615 cirurgias e com esse valor de R$ 500 mil, que receberemos de recursos federais, vamos poder realizar 360 cirurgias desse total, divididas entre hérnia e vesícula. As demais cirurgias nós vamos fazer através dos recursos da estratégia de acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos, no Sistema Único de Saúde (SUS), que está em aprovação na Comissão Intergestores Bipartite e vai estar concluído no mês de março, dessa maneira nós vamos conseguir fechar o total." disse o secretário da Saúde, Ricardo Charão.

 As primeiras cirurgias acontecerão no dia 4 de março. Além disso, em parceria com a secretaria municipal do Orçamento Participativo, a pasta da Saúde iniciou um processo de busca ativa das pessoas que aguardam por cirurgias ou exames para verificar se ainda necessitam dos procedimentos.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300