OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTA CRUZ DO SUL Notícia da edição impressa de 20 de Fevereiro de 2020.

Plano será estruturado para evitar escalada da dengue no município

Santa Cruz do Sul está longe de chegar a uma situação de emergência com relação ao vírus da dengue, mas se mantém em alerta. O município já esteve situação de risco em 2019, com 184 casos notificados, e 55 confirmações de pacientes infectados. Já, neste ano, houve 12 notificações, mas dez resultados foram negativos e dois casos estão no aguardo.

Santa Cruz do Sul está longe de chegar a uma situação de emergência com relação ao vírus da dengue, mas se mantém em alerta. O município já esteve situação de risco em 2019, com 184 casos notificados, e 55 confirmações de pacientes infectados. Já, neste ano, houve 12 notificações, mas dez resultados foram negativos e dois casos estão no aguardo.

 O período considerado com maior risco para uma epidemia da doença é de novembro a abril, devido às chuvas e ao calor. Porém, no ano passado, os primeiros casos foram registrados em abril, ou seja, o trabalho de prevenção é necessário o ano inteiro. Com o objetivo de estar preparado com estruturas completas para atendimento, para o caso de uma possível tríplice epidemia - dengue, chikungunya e zika vírus-, o Comitê Interinstitucional de Combate à Dengue, formado por representantes de vários segmentos, reuniu-se para adaptar o Plano de Contingência.

 De acordo com o comitê, o plano prevê uma série de ações como a contratação e capacitação de profissionais, mobilização da comunidade quanto ao seu papel na prevenção, como também na criação de estruturas de atendimento para o caso de uma epidemia da doença. Atualmente, a rede de atenção básica (unidades de saúde) e de atenção especializada (hospitais e unidades de pronto atendimento), tem condições necessárias para atender até 5.177 notificações da doença. No entanto, se a quantidade de casos ultrapassar esse número, o Plano de contingência prevê a criação do Polo da Dengue.

 Neste caso, o Plano sugere duas possibilidades para a implantação do Polo da Dengue: utilizar as estruturas dos pavilhões do Parque da Oktoberfest para instalação da rede de atendimento a pacientes, ou até mesmo na instalação de estruturas semelhantes a hospitais de campanha, com barracas de lonas, sob responsabilidade do exército. Para finalizar a elaboração do Plano de Contingência, o comitê ainda realizará mais um encontro. Após concluído, será avaliado pela Procuradoria Geral do Município, pelo Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, pela apreciação da Câmara de Vereadores.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br