OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ERNESTINA Notícia da edição impressa de 20 de Fevereiro de 2020.

Prefeito assina decreto de situação de emergência

A falta de chuvas regulares segue atingindo o interior gaúcho, e isso levou o município de Ernestina a decretar situação de emergência. O decreto, assinado pelo prefeito Odir João Boehm, é amparado em dados preocupantes em relação os danos causados pela estiagem principalmente no interior do município.

A falta de chuvas regulares segue atingindo o interior gaúcho, e isso levou o município de Ernestina a decretar situação de emergência. O decreto, assinado pelo prefeito Odir João Boehm, é amparado em dados preocupantes em relação os danos causados pela estiagem principalmente no interior do município.

 Desde o dia 7 de setembro, Ernestina não recebe chuvas regulares que costumam ser típicas do período. Conforme dados apresentados pela chefe do Escritório Municipal da Emater, nos meses de novembro e dezembro de 2019 choveu menos de 30% do esperado para o período, o que comprometeu a produção de grãos. Segundo o relatório, foram registradas perdas de 55% no milho grão e silagem, aproximadamente 50% na soja e redução de 20% na produção leiteira, além de perdas significativas na produção da canola e na cultura das pastagens.

 Considerada a principal atividade econômica do município, a agricultura é a principal atividade produtiva de muitas famílias de pequenos produtores no interior. E os danos na produção causados pela estiagem comprometem a vida das pessoas no campo. "A falta de chuva tem prejudicado muito a nossa comunidade. Nossa equipe de trabalho tem feito o possível para auxiliar as famílias, mas infelizmente os recursos são limitados. O decreto, que já foi acionado por outros municípios, vai permitir que o município tenha acesso a medidas e auxílios para tentar minimizar os danos causados às famílias", explica o prefeito Boehm

Ele acrescentou que, até o mês de janeiro, outros 74 municípios gaúchos já haviam tomado a mesma decisão devido a seca. "Isso é muito preocupante e os governos estadual e federal precisam agir rápido para ajudar os municípios", complementou.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br