Comércio lidera busca por programa de microcrédito em 2019 - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SÃO LEOPOLDO Notícia da edição impressa de 17/02/2020. Alterada em 17/02 às 03h00min

Comércio lidera busca por programa de microcrédito em 2019

O Programa Municipal de Microcrédito Mão na Roda, criado para fomentar empreendimentos formais e informais em São Leopoldo, disponibilizou em 2019 R$ 598.240,48 para 85 beneficiários, entre recontratações e novos clientes. O microcrédito funciona como um empréstimo de valor baixo, com juros acessíveis para pequenos empresários e pessoas que vivem do que produzem, ainda na informalidade.

 Segundo dados fornecidos pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, o perfil de crédito por atividade que liderou os pedidos de empréstimo em 2019 foi o comércio, com 54%, seguido do setor de serviços, com 36%. Em seguida, aparece o ramo de produção, com 10% das solicitações. A finalidade para o crédito, na sua maioria das vezes, é aplicado em investimento fixo, apresentando 54% das operações. O capital de giro vem logo atrás, com 35% da aplicação do crédito e com 11% fica o investimento misto.

Para o secretário da Sedettec, Rafael Souza, o projeto é a forma de ajudar o cidadão a realizar o sonho do negócio próprio. "Para uma cidade se desenvolver é preciso ter dinheiro circulando. O programa de microcrédito é uma das políticas públicas e ações desenvolvidas pela gestão municipal que fortalecem, fomentam e ajudam os microempreendedores", conta o secretário.

Com o objetivo de aumentar o número de empregos e a renda da população, o empréstimo é orientado para capital de giro e capital fixo e disponibilizado para a formalização, legalização, crescimento ou consolidação de micro, pequenas e médias empresas, além de cooperativas, associações, empreendedores individuais, de economia doméstica e familiar, profissionais liberais e solidários, movimento das mulheres, negros e de luta pela moradia. O crédito é destinado somente para o negócio, sendo vetado uso para consumo pessoal.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300